Ensino

Mestrados e doutorados para quem deseja ampliar conhecimentos

17/11/2022

10:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes, Tainá Binelo e Divulgação

Egressa do curso de Publicidade e Propaganda, Amanda Souza agora é mestranda do Programa de Pós-graduação em Administração da UPF e bolsista CAPES

Ao terminar a graduação, muitos caminhos são possíveis: inserir-se no mercado de trabalho, realizar um intercâmbio e descobrir mais sobre sua profissão em outros países, começar o seu próprio negócio, e muitos outros. Para a Amanda Souza, a opção escolhida foi ampliar seus conhecimentos em um mestrado. Formada em Publicidade e Propaganda pelo Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade da Universidade de Passo Fundo (IHCEC/UPF), agora ela é mestranda do Programa de Pós-graduação em Administração da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios (PPGAdm/ESAN) da mesma Instituição de ensino.

Desde que ingressou na Universidade, a estudante teve contato com grupos de pesquisa e foi bolsista de iniciação científica, o que a incentivou e a preparou para seguir na área. “Com essa vivência, vi o mestrado como uma oportunidade para ampliar conhecimentos. Consegui participar de eventos e publicações que auxiliaram na minha pontuação, assim ficando em 1º lugar na classificação de bolsas, garantindo a CAPES I”, conta a mestranda, que hoje pesquisa sobre responsabilidade social corporativa na indústria de laticínios e consumo sustentável.

Na segunda-feira, 14 de novembro, a estudante e o colega Guilherme Sallet Vieira, com orientação da professora Dra. Janine Fleith de Medeiros, apresentaram seus estudos na Conferência Internacional Transitioning to Systems of Sustainable Consumption, evento internacional sobre consumo e produção sustentável, promovido pela organização Future Earth. Como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Amanda dedica-se exclusivamente ao PPGAdm, o que, para ela, significa poder aproveitar ao máximo a pós-graduação, absorvendo ainda mais aprendizados. “Sinto que consigo me envolver com as questões relacionadas ao Programa, além de me dedicar às aulas e projetos de pesquisa e extensão, vivendo essa experiência intensamente. Estar na UPF é uma experiência ímpar, onde posso me integrar a diferentes áreas e ver a importância da multidisciplinaridade”, pontua a publicitária.

Quando questionada sobre quais serão os próximos passos após o mestrado, a acadêmica pontua que pretende continuar estudando e aproximando pesquisa e mercado de trabalho. “Pretendo retornar ainda mais fortificada, pois os aprendizados no mestrado sobre gestão, competitividade e marketing são imensos. Acredito que a pesquisa anda lado a lado com o mercado profissional e tenho muito a contribuir nisso. Além disso, também quero dar sequência aos estudos”, comenta a estudante que finaliza ao dizer: “Será uma realização ser mestre por essa Universidade”.

Faça seu mestrado ou doutorado


A avaliação mais recente da CAPES evidenciou a força dos mestrados e doutorados da UPF. Todos os 15 Programas de Pós-graduação da Instituição elevaram ou mantiveram seus conceitos, em avaliação que considera aspectos como estrutura, produção científica e impacto social, econômico e cultural.  Para auxiliar que mais estudantes ingressem em uma pós-graduação, assim como Amanda, a UPF oferece a oportunidade para que os ingressantes tenham acesso a bolsas e auxílios financeiros.

Concedidas pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e pela CAPES, elas contemplam todos os programas de pós-graduação da Universidade e são oferecidas em três modalidades: Bolsa de Isenção Parcial FUPF; Taxa CAPES (PROSUC Modalidade II); e Bolsa Remunerada CAPES (PROSUC Modalidade I). Os prazos para a inscrição em cada PPG e mais informações sobre a seleção estão disponíveis no edital. Veja mais detalhes e inscreva-se: www.upf.br/pos.