Pesquisa e Inovação

Artigo é premiado em Encontro de Gestão e Negócios 2021

07/10/2021

14:56

Por: Assessoria de Imprensa

O estudo sobre “Home office e a pandemia da covid-19: como está a qualidade de vida no trabalho?” recebeu o prêmio de melhor artigo da área de gestão de pessoas no Encontro de Gestão e Negócios (Egen 2021), realizado de 27 a 29 de setembro. O artigo foi escrito pela bacharel em Administração da Universidade de Passo Fundo (UPF), Maiara Rauber de Freitas, juntamente com a mestranda do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAdm/UPF), Maira Sgarbossa, e a professora Dra. Anelise Rebelato Mozzato. A sessão era composta por 16 artigos, dos quais três foram indicados à premiação.

O artigo vencedor é fruto do trabalho de conclusão de curso da egressa Maiara, defendido em julho de 2021, orientado pela professora Anelise e pela Maira, mestranda do PPGAdm. Por meio de uma pesquisa qualitativa, o estudo teve por objetivo analisar a qualidade de vida de trabalhadores em regime de trabalho home office, no intuito de compreender como foi o processo de adaptação à nova realidade imposta pela pandemia da covid-19. “Quando fiquei sabendo que meu artigo tinha ganhado como melhor da categoria de gestão de pessoas, foi incrível, me senti lisonjeada e grata por ter conseguido algo tão importante com minha pesquisa, muito mais do que só apresentar na banca ou ter nota para me formar. Foi uma grata surpresa, e sei que esse estudo ainda tem muitos bons frutos para serem colhidos”, declara a egressa da UPF, agradecendo a professora Anelise e a mestranda Maira pelas contribuições no trabalho.

A mestranda Maira, percebendo o potencial do artigo, foi a responsável por sugerir a sua submissão no Egen 2021 e realizar os ajustes finais, de acordo com as normas do evento. “Já ficamos muito felizes apenas com a aprovação para apresentação no evento. Após isso, recebemos o comunicado de que o artigo tinha sido indicado a premiação. Nosso coração se encheu de esperança e participamos (de forma on-line) confiantes no encerramento do evento, momento em que foi divulgado os melhores trabalhados de cada área temática. É muito gratificante e nos anima a continuar na pesquisa”, revela a mestranda.

A professora Anelise ressalta que receberam com muita satisfação esse prêmio, porque reforça a importância e o reconhecimento do desenvolvimento de pesquisas científicas com qualidade. “Ele confirma a qualidade do ensino do curso de Administração UPF (lato e stricto sensu) e a importância do trabalho colaborativo. Me sinto feliz e instigada a continuar orientando e pesquisando temas emergentes e que contribuam com o avanço do conhecimento e o bem-estar das pessoas. Enfim, minhas orientandas estão de parabéns”, destaca a professora.