Apresentação

O VIII SEMINÁRIO REGIONAL DE PLANTAS BIOATIVAS E HOMEOPATIA e a V JORNADA SUL BRASILEIRA DE PESQUISA EM PLANTAS MEDICINAIS E HOMEOPATIA serão realizados nos dias 23 e 24 de agosto de 2023, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo, na modalidade híbrida – presencial com transmissão de forma virtual.

Com o objetivo de promover a troca de experiências e possibilitar a divulgação das pesquisas nas áreas de plantas medicinais e homeopatia, convidamos extensionistas, estudantes, pesquisadores e comunidade a participar, também, através do envio de trabalhos para os anais.

O evento é promovido por um grupo de instituições e entidades que têm atuado em projetos de extensão e pesquisas com plantas bioativas e homeopatia em suas comunidades, municípios e estados.

 Objetivo Geral

Oportunizar espaço de troca de conhecimento, saberes, pesquisas e experiências sobre plantas bioativas e homeopatia na saúde humana, vegetal e animal, visando à ampliação das políticas públicas na área da saúde integrativa, bem como o incentivo à pesquisa, formação de profissionais e ampliação dos projetos nestas áreas temáticas.

Objetivos Específicos

- Congregar pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, extensionistas, profissionais de diferentes áreas do conhecimento, buscando a troca de saberes científicos e populares e de experiências sobre plantas bioativas e homeopatia. 

- Oportunizar a divulgação das pesquisas científicas desenvolvidas pelas instituições de ensino e os relatos de experiências desenvolvidos pelas entidades, referentes as plantas bioativas e homeopatia. 

- Divulgar estratégias de agregação de valor às plantas bioativas e a homeopatia com incentivo para a certificação da matéria-prima como diferencial de qualidade e segurança requeridos.

- Estimular a inclusão da fitoterapia como prática de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do RS, amparada pela Política Nacional de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos e da Política de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. 

- Fortalecer a rede de entidades que trabalham com o tema da saúde preventiva e curativa e que promovem o uso das plantas medicinais e homeopatia.

- Apoiar a capacitação de técnicos e agentes nas áreas de cultivo e manejo sustentável de plantas bioativas, insumos e derivados, buscando a inclusão da agricultura familiar nas cadeias e nos arranjos produtivos. 

- Divulgar e fortalecer as políticas públicas existentes na área das plantas medicinais, homeopatia e as práticas integrativas como um todo.