Universidade

UPF na Expodireto 2023: Muzar lidera ação especial na Casa do Meio Ambiente

28/02/2023

15:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

No ritmo de quem faz o novo, a Casa UPF na Expodireto Cotrijal 2023 contará com diversas ações. Resultado do envolvimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação da Universidade, a programação da Feira contará com oficinas, debates, palestras e espaços para a troca de conhecimentos. Mas a UPF estará circulando para além da Casa. O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), por exemplo, encabeça, juntamente com a Cotrijal, as atividades da Casa do Meio Ambiente, apresentando os Bosques Gaúchos do Rio Grande do Sul e a exposição Identidades da natureza do Rio Grande do Sul. A Expodireto Cotrijal ocorre de 6 a 10 de março, em Não-Me-Toque.

A exposição Identidades da Natureza do Rio Grande do Sul - Bosques Gaúchos ficará disponível para visitação do público na Casa do Meio Ambiente, no Parque da Expodireto. O local, que compreende uma área de 11 hectares, conta com teatro, um lago, árvores frutíferas e o projeto Bosques Gaúchos. De acordo com Flávia Biondo, bióloga responsável pelo Muzar, em 2023, a parceria entre a UPF e a Cotrijal permitiu a revitalização desse espaço, com identificação de todas as árvores presentes e a concretização da exposição. O objetivo, segundo ela, é destacar, durante a Feira, a flora e a fauna de cada formação.

O conteúdo já pode ser acessado no site www.upf.br/muzar/bosques-gauchos-expodireto e, para os visitantes da Expodireto Cotrijal, um QR Code, disponibilizado na comunicação visual dos Bosques e da Exposição, permite uma viagem com informações de detalhes de cada espécie. Flávia destaca que, no Parque da Expodireto Cotrijal foram formados, com a assessoria da Fundação Zoobotânica do RS, sete formações vegetais representativas do RS, no formato de bosques, ao redor do lago. “Neste momento, com mais de 20 anos de crescimento, estão representadas as formações vegetais Savana (campos), Estepe (Campanha), Savana-estépica, Floresta ombrófila mista, Floresta ombrófila densa, Floresta estacional decidual e Floresta Estacional Semidecidual”, observa.

Programação na Casa UPF

Durante toda a semana, a UPF apresenta aos visitantes da Expodireto diversas atrações. Além de oficinas temáticas, abordando assuntos relacionados ao agro, tecnologia, educação e desenvolvimento, o Espaço do Conhecimento oferece ao público a oportunidade de conhecer os serviços e a produção científica e acadêmica dos cursos de graduação da Universidade.

Todos os dias a UPF estará recebendo centenas de estudantes de escolas da região. Os visitantes, bem como todos os interessados, poderão imergir na atração principal da Casa UPF na Expodireto Cotrijal. Um cubo de LED no centro do espaço, com 12 m², irá oportunizar uma experiência audiovisual inédita aos visitantes, mostrando o ritmo de quem faz o novo há 55 anos.

O público também encontrará lounges para descanso com totens para carregar o celular,  Wi-Fi, água, café,  espaços com materiais de divulgação da Graduação, Pós-Graduação, Extensão, Centro de Simulação Realística, Bolsas e Financiamentos, entre outros serviços da Instituição.