Universidade

Mais de 12 mil pessoas já passaram pelo estande da UPF na Expodireto

05/03/2020

16:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes e Leonardo Andreoli

Público tem até esta sexta-feira, 6 de março, para conhecer o que a Universidade oferece em matéria de cursos, serviços, tecnologia e inovação

Em quatro dias de feira, mais de 12 mil pessoas já passaram pelo estande da Universidade de Passo Fundo (UPF) na 21ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. No espaço de 300 metros quadrados, o público pode conferir toda a tradição e qualidade que a Instituição oferece na formação de profissionais, no desenvolvimento de pesquisas e na prestação de serviços na área do agro. Até esta sexta-feira, dia 6 de março, quando encerra a feira, será possível conhecer mais sobre cursos, descobrir como a Universidade vem investindo em inovação e ainda ficar mais próximo do universo científico, além de conhecer o trabalho de alguns laboratórios e conferir exposições. 

Como, por exemplo, a exposição “Toxinas da Natureza”, apresentada pelo Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar). O objetivo da mostra é esclarecer sobre a toxicidade das plantas e o veneno dos animais, os sintomas quando ocorrem acidentes com as pessoas e animais domésticos, bem como as funções desses animais na natureza. Para isso, estão em exibição algumas espécies de plantas e animais tóxicos. Ainda, o público pode interagir com a mostra por meio de uma mesa interativa com um quiz. 

Entre os visitantes que passaram pelo espaço da UPF esteve um grupo de estudantes do município de Chapada. Alunos do terceiro ano do ensino médio, eles aproveitaram a visita para conhecer a Reitoria da UPF e bater um papo sobre a Instituição. Durante a conversa, o vice-reitor Administrativo professor Dr. Cristiano Cervi apresentou a Universidade, os cursos e convidou a turma para conhecer o Campus I. 

Ilha sabores do conhecimento
Um dos destaques da UPF na Expodireto 2020 tem sido a Ilha Sabores do Conhecimento, uma oportunidade que os visitantes têm para conhecer e, especialmente, degustar alguns dos alimentos e bebidas desenvolvidos a partir de pesquisas realizadas na Instituição. Entre os produtos que estão sendo apresentados estão pão de queijo e chás produzidos a base de erva-mate, a UPFSZ Atlantucha, variedade de batata lançada em 2018, e cookies desenvolvidos pelo Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa). 
Inovação e tecnologia.

Demonstrações de como a tecnologia pode ser uma aliada da agricultura também estão entre as atrações do estande. No espaço, professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) estão demonstrando o uso de aplicativos de Realidade Virtual e apresentando dois softwares de contagem e classificação de elementos que utilizam processamento de imagens e inteligência artificial desenvolvidos na Instituição: o AphidCV, que realiza contagem e classificação de pulgões de trigo, desenvolvido em parceria com a Embrapa Trigo; e SeedFlow para contagem e classificação de sementes de aveia, parceria com o Laboratório de Análises de Sementes. 

Além dessas demonstrações, a Fábrica Experimental de Desenvolvimento de Software, vinculada ao Parque Científico e Tecnológico (UPF Parque) está apresentando uma aplicação com um jogo rodando em uma mesa interativa que permite pilotar máquinas agrícolas, como tratores e colheitadeiras. A ideia é que os visitantes possam utilizar a mesa para pilotar e visualizar o potencial que a tecnologia pode oferecer para simulações e capacitações quanto ao uso de máquinas agrícolas. 

Arena Agrodigital
Além do estande institucional, a Universidade também está na Arena Agrodigital – uma das grandes apostas da Feira neste ano - por meio da Rede de Inovação Conecta UPF. No local, são apresentados a estrutura e os processos de incubação e residência de empresas, as empresas incubadas e residentes e suas soluções, além de orientação e mentoria gratuita a empreendedores e inventores. Além disso, a equipe da rede também oferece palestras sobre temas como “Internet das coisas na agricultura”, “Modelagem de Negócios Inovadores” e “Agricultura visionária e inteligente”.