O domínio da língua estrangeira/adicional

Para realizar uma experiência internacional (mobilidade/intercâmbio acadêmico), o conhecimento de um idioma, diferente da sua língua materna, é essencial. Preferencialmente, o estudante deve ter proficiência no idioma do país de destino. Contudo, o conhecimento e fluência falada e escrita em língua inglesa é um pré-requisito para aqueles que desejam internacionalizar seu currículo.

O inglês - língua franca - é, também, língua de ensino em grande parte das universidades em outros países, além daqueles que têm o idioma como língua oficial. Para estudar em países como Polônia, Hungria, Suécia, Alemanha, México, o inglês é necessário.

Mesmo o estudante optando por estudar em Portugal, ou outro país que tem o português como língua oficial, saber inglês é pré-requisito para o estudo, a pesquisa e a comunicação intercultural com outros povos, em todas as áreas do conhecimento.

A língua espanhola, da mesma forma, é muito importante mundialmente, pois, se configura como o segundo idioma mais difundido e utilizado; são mais de 20 países que têm o espanhol como língua oficial.

A UPF oferece oportunidades de intercâmbio para as melhores universidades da América Latina e México, além de várias conceituadas instituições da Espanha. Outras opções interessantes são as IES na Itália, França e Alemanha.