Universidade

Intercâmbio: estudantes se preparam para serem embaixadores da UPF pelo mundo

17/05/2023

16:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

No próximo semestre, 14 acadêmicos da Instituição embarcam para um período de estudos em países como Portugal, Itália e Polônia

Ao lado da mãe, Júlia Maso Rissardi ouvia atenta às orientações da equipe da Assessoria Internacional. E o motivo era especial: nessa terça-feira, 16 de maio, ocorreu a última reunião com os estudantes que, no próximo semestre, embarcam para suas experiências de intercâmbio. Na pauta, estiveram tópicos importantes, como dicas de como ser um Embaixador UPF em outros países e orientações práticas quanto a documentação, planos de estudos e moradia, por exemplo. 

Júlia faz parte de um grupo de 14 estudantes que passarão um semestre estudando em outros países. Os acadêmicos são dos cursos de Medicina, Psicologia, Letras, Engenharia de Produção, Medicina Veterinária, Ciência da Computação, Direito e Engenhara Civil. Entre os países de destino estão Portugal, Itália e Polônia, onde a UPF mantém parceria com diferentes Instituições de Ensino Superior. 

Acadêmica do curso de Medicina Veterinária, Júlia escolheu ter essa experiência em Portugal. Ansiosa e cheia de expectativas, ela contou que vinha planejando o intercâmbio desde o terceiro semestre, quando um professor apresentou essa possibilidade à turma. “. Eu me motivei com a ajuda do professor Rafael Frandoloso, foi ele que falou sobre a oportunidade e me incentivou. Eu me dediquei bastante e acho que vai ser de grande importância para minha jornada acadêmica e pessoal e também profissional”, pontuou. 

Quem esteve com ela na última reunião foi a mãe, Rosana que, apresar de estar com coração a mão, garante que está torcendo para que a filha alcance os objetivos. “A gente se preocupa, mas com certeza vai ser um grande aprendizado para ela, tanto profissional quanto pessoal. A gente torce para que ela vá, dê tudo certo e que ela volte com mais vontade ainda e que depois ela tenha outras experiências como essa”, acrescentou.

Presente na reunião, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Dr. Antônio Thomé, compartilhou com os estudantes sua própria experiência: ele fez doutorado sanduíche no Canadá o que, segundo o professor, foi um divisor de águas na sua vida. “O fato de ter ido, ficado em outro país, que tem outra cultura, outra língua, foi de muito aprendizado. A instituição fica muito feliz em ter vocês como nossos embaixadores e tenho certeza que vocês fizeram uma boa escolha para a vida e para a formação de vocês. Desejo sucesso e que vocês levem a marca UPF onde estiverem. E, claro, estou curioso para voltar aqui e ouvir as experiências de vocês nesse momento que vai ser ímpar”, brincou.