Ensino

Saberes que humanizam

21/05/2019

15:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

V Semana de Formação Integrada promove a formação humanística dos estudantes

O Centro de Ensino Médio Integrado UPF (Integrado UPF), vinculado à Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), deu início à V Semana de Formação Integrada. O evento de abertura para os cursos técnicos ocorreu na noite do dia 20 de maio e contou com a apresentação artística do Grupo de Percussão da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC/UPF). 

Conforme o diretor do Integrado UPF, professor Jonir Dalbosco, o objetivo da ação é promover o desenvolvimento humano de todos os alunos, sendo eles do ensino médio ou dos cursos técnicos. “Nessa semana, discutimos a nossa essência enquanto ser humano, que envolve o processo empático, a convivência com o outro, as relações. Pensamos nisso porque nosso projeto político pedagógico traz a formação integral do educando e uma instituição de ensino precisa sim formar profissionais técnicos, mas, acima de tudo, precisa formar pessoas com um olhar humanista”, reiterou. 

Para os estudantes do ensino médio, a abertura da Semana ocorreu no dia 18 de maio, com a Festa da Família Integrada. De acordo com Dalbosco, ao longo dos dias, os estudantes participarão de debates em sala de aula que levam a reflexão sobre atitudes e ações de transformação. “Não é uma semana para agregarmos mais conhecimentos científicos ou técnicos, mas é uma semana para a gente agregar com o aprimoramento humano, para melhorarmos nosso processo enquanto ser humano”, enfatizou. 

A Semana Integrada encerra no dia 25 de maio, com atividades especiais e um lanche coletivo.