Ensino

Integrado UPF promove o VI Circuito de Produção Textual

08/11/2023

14:13

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Nexjor

Circuito aconteceu na sexta-feira, 27 de outubro, e busca incentivar a escrita dos estudantes

Visando incentivar a leitura crítica e reflexiva, estimular e potencializar o processo da escrita, bem como reconhecer o talento e a criatividade dos discentes, o Integrado UPF realizou o VI Circuito de Produção Textual.

O circuito é voltado para os alunos do 3º ano do Ensino Médio e faz parte dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e de Redação. A atividade é composta por três fases e acontece durante todo o ano letivo, mas a maior mobilização é no segundo semestre letivo, quando todas as temáticas das produções foram definidas pela equipe coordenadora do circuito. 

A primeira fase ocorreu concomitantemente com as atividades letivas. Nessa fase os estudantes produziram textos do gênero dissertativo-argumentativo. Na segunda fase, novas produções foram realizadas e foram escolhidos 42 discentes para a terceira fase, em que 20 estudantes foram selecionados e convocados para escrever a redação final no dia 10 de outubro no Integrado. Então, a partir destes textos, uma comissão especial foi montada para a correção, avaliação e escolha dos vencedores.

Os vencedores foram:

1º Lugar: Roger Accorsi Vicentini
2º Lugar: Laura Trevisan Gopinger
3º Lugar: Bernardo Mariano dos Santos 
4º Lugar: Flávio Daniel Montemezzo
5º Lugar: Maria Eduarda Agostini

Apresentações artísticas

Na oportunidade, Bianca Petry, artista visual e videomaker, graduanda de Artes Visuais na UPF e Mariana Bedin, artista visual e arte educadora, que já fizeram parte do Integrado, foram convidadas a fazer uma pintura ao vivo para retratar o circuito. Ocorreram também apresentações de música com a banda Four Gees; o Grupo de Percussão UPF; os alunos, Henrique Josué Dorneles da Costa e Luigi Daniel Richetti; e o músico Dadá; apresentação de dança dos Centro de Tradições Gaúchas de Passo Fundo Moacyr da Motta Fortes e Lalau Miranda, de Passo Fundo, e do CTG Felipe Portinho de Marau; além da apresentação do Bando de Letras da UPF, com a interpretação de poemas da literatura brasileira