Integrado

Identidade é o Melhor Filme do Festival de Cinema Integrado UPF

09/06/2025

11:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor e Vitor Ferreira

Em sua 17ª edição, evento tradicional da escola contou com a exibição de 10 curtas-metragens produzidos pelos estudantes do 2º do Ensino Médio

Uma noite de aplausos, brilho e muita emoção no XVII Festival de Cinema Integrado. Promovido pelo Integrado UPF, o evento teve seu momento principal na noite de sexta-feira, 6 de junho, no Centro de Eventos da Universidade. Ao todo, 10 curtas-metragens produzidos pelos estudantes do 2º ano do Ensino Médio foram exibidos para uma plateia lotada. O grande vencedor da noite foi Identidade, escolhido como Melhor Filme. 

O Festival de Cinema Integrado consiste na premiação de obras cinematográficas produzidas pelos estudantes a partir da adaptação de obras literárias, e busca a integração multidisciplinar e o incentivo à expressão artística. Em 2025, o Festival foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, na categoria “Apoio a mostras audiovisuais”.

Criada em 2008, a ação fomenta o engajamento dos alunos em práticas criativas que ampliam o conhecimento adquirido em sala de aula, unindo literatura, cinema, música, representação, oralidade, escrita, design gráfico e fotografia. Ao longo dos seus 17 anos de história, o evento se consolidou como um importante incentivo à leitura de clássicos da literatura brasileira e internacional, sendo um dos principais eventos culturais da agenda educacional na região. 

Nesta edição, a avaliação das obras foi feita por um time de jurados composto por: Amon Lima, Bernardo Mariano, Bibiana Friederichs, Ciciliana Rech, Claudia Toldo, Diogo Zanata, Fabio Rockembach, João Pedro Tartari, Lavinia Seganfredo, Mariana Bedin, Michel Marouani, Miriê Tedesco, Patrícia Valério e Jorge Salton. Entre eles, estavam ex-alunos do Integrado. “O que eu quero pedir para vocês é que deixem o Festival fazer parte da linha do tempo da vida de vocês. E eu sei que isso acontece porque visualizo ali, junto ao corpo de jurados, alunos que estiveram aqui como artistas e que agora são profissionais e que foram convidados e gentilmente acolheram o convite para ser jurados”, disse a coordenadora da atividade professora Nara Marley Alessio. 

Confira todos os vencedores da noite:

  • Melhor Filme: IDENTIDADE
  • Melhor Atriz: Emanuella Bulla Brum – O COLAR DE DIAMANTES
  • Melhor Ator: Eduardo Mattielo – O BILHETE PREMIADO
  • Atriz Coadjuvante: Lauren Romero – IDENTIDADE
  • Ator Coadjuvante: Rodrigo Ramos – A MULHER DO JUIZ
  • Melhor Direção: Gabriel Pacheco – VESTÍGIOS DE UM GRITO
  • Melhor Roteiro: A CASA DE BONECAS
  • Direção de Arte: A CASA DE BONECAS
  • Sonoplastia: A MULHER DO JUIZ
  • Melhor Cartaz: A CASA DE BONECAS
  • Sinopse Crítica: Isabelli Pena dos Santos – O COLAR DE DIAMANTES
  • Curta Mais Popular: A MULHER DO JUIZ
  • Troféu Solidariedade: O COLAR DE DIAMANTES
     
INSCREVA-SE