Integrado

Trilhas formativas ganham destaque na XII Mostra do Conhecimento do Integrado

23/06/2025

14:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A XII Mostra do Conhecimento do Integrado foi marcada por criatividade, pesquisa e engajamento dos estudantes. Ao longo do evento, diversos trabalhos foram apresentados dentro das Trilhas Formativas desenvolvidas pelos alunos do 1º e 2º ano do ensino médio. As produções que mais se destacaram foram selecionadas pelos avaliadores e reconhecidas como exemplo de protagonismo estudantil.


Entre os projetos do 2º ano, o grupo da trilha Educomunicação, orientado pelos professores Nara Marley Aléssio Rubert e Andrei Vanin, apresentou o trabalho “Telejornal”, desenvolvido por Lauren Marchiori Romero, Lívia Ramos Pereira e Luiza Pasquali. Na trilha Mediação Sociocultural, orientada pelas professoras Isleia Rossler Streit e Gisela Lacourt, o trabalho “As relações de migração no âmbito global e no território cubano”, de Lauren Marchiori Romero, Lívia Ramos Pereira, Luiza Pasquali e Sofia Mainardi Mühl, também se destacou.
Já a trilha Robsteam, coordenada pelas professoras Marivane Biazus e Karine dos Santos, teve como destaque o projeto “Estufa automática: automatizando a olericultura familiar”, criado por Henrique Stobbe, Lorenzo Granella, Lucas Gehlem, Marcelo Pessolano e Vitor Fortes.


No 1º ano, os destaques também evidenciam a diversidade de temas e abordagens. Na trilha Educomunicação, orientada pela professora Nara Marley Aléssio Rubert, o trabalho “Assédio moral: a verdade que ninguém vê” foi desenvolvido pelos estudantes Davi Lamb Connetti e Isabela Reschke Cavalheiro. A trilha Ecomaker, com orientação do professor Rodrigo dos Santos, apresentou o projeto “Principais cultivares possíveis para cultivar em uma miniestufa”, de André Pulga, Arthur Fabiani de Melo, Caetano de Matos Rodrigues, Cecília Sperotto Grando, Fernanda Strello, Juan Posser Tamagno e Pedro Canali Carra.


Na trilha Inteligência Artificial, coordenada pelas professoras Paula Bioto e Etiene Cavalheiro, o projeto “InovaTech” contou com a participação de André Pulga, João Vicente Montemezzo Schena, Juan Posser Tamagno e Yasmin de Mello Balem.
Fechando os destaques, a trilha Urbanismo e Futuro das Cidades, sob orientação do professor Rafael Zanela Martins, apresentou o trabalho “Na escuridão: o impacto da ausência de iluminação pública”, criado por Ana Clara Moi, Isadora Souto, Juan da Veiga Schmitt e Laura Jorge Corralo.


As trilhas formativas fazem parte do projeto pedagógico do Integrado e têm como objetivo promover o desenvolvimento de competências e habilidades por meio de temáticas atuais e interdisciplinares. A iniciativa também incentiva o trabalho em grupo, a autonomia dos estudantes e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

INSCREVA-SE