Integrado

Passo Fundo passa a contar com novo ensino fundamental

10/11/2021

11:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Fabiana Beltrami

Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação, o Ensino Fundamental do Integrado UPF abre as primeiras turmas para 8º e 9º anos em 2022. Edital de seleção será lançado nesta quarta, dia 10

Ensino médio, graduação, cursos técnicos, especialização, mestrados, doutorados, pós-doutorados e agora, ensino fundamental. Aprovado na manhã desta quarta-feira, 10, pelo Conselho Estadual de Educação, o Ensino Fundamental do Integrado UPF irá oferecer, neste primeiro momento, inscrições para o 8º e 9º anos. Inédita, a modalidade terá à disposição dos estudantes toda a estrutura da Universidade de Passo Fundo (UPF) que já é diferencial no ensino médio. O edital para as inscrições será lançado nesta quarta-feira, 10. O processo seletivo ocorrerá de 17 a 30 de novembro.

Este será um novo ensino fundamental em Passo Fundo, na visão do presidente do Conselho Diretor da Fundação UPF (FUPF), professor Me. Luiz Fernando Pereira Neto, uma vez que oferecerá uma estrutura e uma proximidade única com a Universidade. São museus, laboratórios, brinquedoteca, Parque Tecnológico, além da pesquisa e da extensão que estarão inseridos nas metodologias e na estrutura curricular oferecida. “São muitos desafios que se apresentam com esse novo perfil de estudantes que teremos em nosso Campus, durante todo o dia, visto que o Integrado também conta com um horário quase integral, dinâmico e diferenciado. Estamos entregando um ensino fundamental de extrema qualidade, como já é o ensino médio. Um primeiro movimento de expansão que abre caminhos para outras possibilidades de ampliação, feitas de acordo com as demandas e necessidades da sociedade”, observa o presidente.

O Integrado UPF é uma das mantidas da FUPF e completou 32 anos em 2021. Depois de se consolidar como referência no ensino médio no Estado, busca agora contemplar todo o ciclo de formação: do primeiro ao último ano, iniciando pelo 8º e 9º ano. Esta é uma novidade importante para a Fundação e também para todas as suas mantidas. “Depois de todo esse reconhecimento ao longo dos anos, sendo uma das principais escolas de ensino médio do Estado, nos sentimos prontos para adentrarmos no ensino fundamental. Inicialmente com o 8º e 9 anos e depois, escalonadamente a cada ano, até fechar o ciclo de formação no ensino fundamental”, pontua.

Ensino fundamental em uma realidade universitária 

Para o diretor do Integrado UPF, Jonir Dalbosco, o credenciamento e autorização para funcionamento marcam um momento histórico para todos os envolvidos. “Vamos oportunizar, de forma escalonada, a crianças a partir dos 6 anos, até os 15 anos de idade, toda a infraestrutura da Universidade, disponível de forma inédita, inserida dentro dessa realidade universitária. Acreditamos que o conhecimento precisa dialogar com a estrutura acadêmica, inseridos em uma das melhores universidades do mundo, com o Integrado reconhecido, junto à natureza, com a tecnologia, com a qualidade dos professores e com um currículo diferenciado, com disciplinas inovadoras”, pontua Dalbosco. Segundo ele, a proposta pedagógica é voltada de forma a contemplar o universo de oportunidades, experiências, vivências e aprendizado que é realidade na UPF.

Aprendizado, imersão e segurança

Esses novos estudantes que farão parte da rotina da UPF receberão uma atenção especial do Integrado. “Entendemos que é desafiador, no sentido de que, nestes anos todos trabalhamos com adolescentes e jovens adultos e, agora, teremos também um compromisso com a formação de crianças, ao longo dos anos, a partir dos 6 anos de idade. Por isso, ressaltamos o nosso compromisso com a segurança dos estudantes, a partilha e proximidade com as famílias e a responsabilidade com a oferta de um ensino fundamental que dialogue com todo o universo de oportunidades que a inserção dentro de uma Universidade pode oferecer”, ressalta.

Jonir Dalbosco reforça que, com o novo ensino fundamental, o estudante terá, desde os primeiros anos de formação, a proximidade com laboratórios e toda a estrutura de pesquisa, permitindo um desenvolvimento pleno, integral, unido à natureza, à tecnologia, à cultura e à ciência. “Estamos preparando os estudantes do ensino fundamental para o médio e do médio para o ensino superior em uma das melhores Universidades do mundo”, completou.