Clube de Ciências

O contexto atual aponta para a necessidade de ações pedagógicas nas escolas voltadas a atividades multidisciplinares que incentivem a experimentação e a reflexão, de forma a permitir que os alunos atuem como agentes transformadores de seu próprio aprendizado, realizando a aplicação dos conhecimentos teóricos na prática, além de estabelecerem a conexão entre o conteúdo estudado e o que ocorre no dia a dia. Dessa forma, o aprendizado deixa de ser um processo de mera reprodução mecânica do conhecimento, passando a ser uma vivência que possibilita a compreensão mais profunda dos fenômenos da realidade.

Nessa perspectiva, a Universidade de Passo Fundo, por meio do Projeto Feira de Ciências propõe a instalação dos Clubes de Ciências nas escolas selecionadas da região, com o objetivo de possibilitar um apoio efetivo aos professores do ensino fundamental, médio e técnico no sentido de prepará-los e incentivá-los para a elaboração de projetos melhor qualificados a serem desenvolvidos com seus alunos.

Assim, no ano de 2013 ocorreu a instalação do Clube de Ciências “Construindo Conhecimentos” no Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Passo Fundo, com a seguinte estrutura administrativo-pedagógica: Comissão organizadora e executiva – UPF (responsável pelo assessoramento técnico-pedagógico) e Comissão organizadora e executiva – escola (composta pela direção, coordenação/supervisão pedagógica, professores orientadores/coordenadores e alunos das escolas selecionadas, sendo responsáveis pela implementação e execução das ações propostas).

Houve nesse ano alunos contemplados com Bolsa de Iniciação Científica Junior do CNPq no Colégio Tiradentes, sendo eles: Ananda Oszika, Leonardo Brusso e Gabriel Rodiguero.

No ano de 2014 foi instalado o Clube de Ciências na Escola Estadual de Ensino Médio Profª Adelaide Picolotto, no município de Ibiaçá, com os mesmos critérios de seleção e funcionamento.

Os alunos bolsistas nesta escola foram: Laura Pelisser Teston, Frederico Negri Felini e André Costa Pellin.

No ano de 2015 foi instalado o terceiro Clube de Ciências, sendo esse na Escola Estadual de Educação Básica José Gomes Portinho, no município de Coqueiros do Sul, valendo-se dos mesmos critérios de seleção e funcionamento.

Os alunos contemplados com Bolsa de Iniciação Científica Junior do CNPq foram: Vitor Mateus Viebrantz, Daiara Iasmin Rodrigues e Maira Laís Dirings.

No ano de 2018 aconteceu a instalação do quarto Clube de Ciências, sendo esse no Colégio Estadual Joaquim Fagundes dos Reis, no município de Passo Fundo, com os mesmos critérios de seleção e funcionamento.