Clube de Ciências

O contexto atual aponta para a necessidade de ações pedagógicas nas escolas voltadas a atividades multidisciplinares que incentivem a experimentação e a reflexão, de forma a permitir que os alunos atuem como agentes transformadores de seu próprio aprendizado, realizando a aplicação dos conhecimentos teóricos na prática, além de estabelecerem a conexão entre o conteúdo estudado e o que ocorre no dia a dia. Dessa forma, o aprendizado deixa de ser um processo de mera reprodução mecânica do conhecimento, passando a ser uma vivência que possibilita a compreensão mais profunda dos fenômenos da realidade. 

Nessa perspectiva, a Universidade de Passo Fundo, através do Projeto Feira de Ciências propõe a instalação dos Clubes de Ciências nas escolas selecionadas da região, com o objetivo de possibilitar um apoio efetivo aos professores do ensino fundamental, médio e técnico no sentido de prepará-los e incentivá-los para a elaboração de projetos melhor qualificados a serem desenvolvidos com seus alunos.  A seleção das escolas acontece a partir da participação na Feira de Ciências, ou seja, a escola que tem projeto classificado em 1º lugar receberá a instalação de um Clube de Ciências em que 03 alunos são contemplados com Bolsa de Iniciação Científica Junior do CNPq.

Assim, no ano de 2013 ocorreu a instalação do Clube de Ciências “Construindo Conhecimentos” no Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Passo Fundo, com a seguinte estrutura administrativo-pedagógica: Comissão organizadora e executiva – UPF (responsável pelo assessoramento técnico-pedagógico) e Comissão organizadora e executiva – escola (composta pela direção, coordenação/supervisão pedagógica, professores orientadores/coordenadores e alunos das escolas selecionadas, sendo responsáveis pela implementação e execução das ações propostas).

Os alunos contemplados com Bolsa de Iniciação Científica Junior do CNPq no Colégio Tiradentes foram: Ananda Oszika, Leonardo Brusso e Gabriel Rodiguero.

No ano de 2014 foi instalado outro Clube de Ciências na Escola Estadual de Ensino Médio Profª Adelaide Picolotto, no município de Ibiaçá, com os mesmos critérios de seleção e funcionamento.

Os alunos contemplados nesta escola foram: Laura Pelisser Teston, Frederico Negri Felini e André Costa Pellin.

No ano de 2015 foi instalado o terceiro Clube de Ciências na Escola Estadual de Educação Básica José Gomes Portinho, no município de Coqueiros do Sul, valendo-se dos mesmos critérios de seleção e funcionamento.

Os alunos contemplados com Bolsa de Iniciação Científica Junior do CNPq foram: Vitor Mateus Viebrantz, Daiara Iasmin Rodrigues e Maira Laís Dirings.

No ano de 2018 acontecerá a instalação do quarto Clube de Ciências no Colégio Estadual Joaquim Fagundes dos Reis, no município de Passo Fundo, com os mesmos critérios de seleção e funcionamento.