Programação

  26/05 27/05 28/05
Manhã   8h30
Minicursos 1 e 2
8h30
Minicursos 3 e 4
    10h30
Mesa redonda 1
10h30
Mesa redonda 2
Tarde   13h30
Palestra 2
13h30
Apresentação de Trabalhos
    15h30
Apresentação de Trabalhos
15h30
Reunião de encerramento
Noite

19h
Abertura oficial
19h30
Palestra 1

 

 

 

Canal do evento no Youtube: História e Filosofia no Ensino de Física 

Palestra 1: O centenário debate sobre a interpretação e os fundamentos da Física Quântica 
Dr. Olival Freire Junior (UFBA)
Mediador: Dr. Nathan Lima (UFRGS)

Palestra 2: Considerações metodológicas sobre o uso de fontes primárias no ensino de Física
Dr. Ricardo Karam (Universidade de Copenhague – Dinamarca)
Mediador: Dr. Nathan Lima (UFRGS)

Mesa redonda 1: Questões epistemológicas e sua relação com a ciência e o seu ensino
Dr. Agustín Andúriz-Bravo (Universidade de Buenos Aires) e Dr. Eduardo Salles de Oliveira Barra (UFPR)
Coordenador: Dr. João Batista Siqueira Harres (PUCRS)

Mesa redonda 2: Novas perspectivas historiográficas para história de ciências no ensino
Dra. Andreia Guerra (CEFET-RJ) e Dr. Ivã Gurgel (USP)
Coordenadora: Dra. Marcia Tiemi Saito (IFPR)

Minicurso 1: Misticismo quântico: origens histórico-sociais e discussões filosóficas - Dra. Marcia Tiemi Saito (IFPR)
Minicurso 2: Ciências e Valores – Dra. Marinês Domingues Cordeiro (UFSC)
Minicurso 3: História Cultural e Ensino de Ciências – Dr. Cristiano Moura (CEFET-RJ)
Minicurso 4: Discutindo o terraplanismo no ensino de Física – Dr. João Siqueira Harres (PUCRS)

Para as atividades será utilizada a Plataforma do Google Meet cujos endereços das salas serão enviados por e-mail. Eventualmente será utilizado o Youtube para transmissão de alguma atividade.
Os minicursos serão simultâneos e o inscrito deverá fazer opção pelo que desejar assistir. 

Conferencistas e ministrantes de cursos confirmados para o evento:

 
 

Dr. Ricardo Karam

Professor Associado do Department of Science Education da Universidade de Copenhague – Dinamarca
Pesquisador da Área de História e Epistemologia da Física no Ensino.
 

 

 

 

Dr. Olival Freire Junior

Professor Titular na Universidade Federal da Bahia
Pesquisador 1-C do CNPq na área de História da Ciência.
 
 
 
 
 
 

Dr. Agustín Adúriz-Bravo

Professor do Centro de Formación e Investigación en Enseñanza de las Ciencias de la Facultad de Ciencias Exactas y Naturales de la Universidad de Buenos Aires.

 

 

 

 

Dra. Andreia Guerra

Professora do CEFET-RJ. Pesquisadora na área de História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino.
Presidente do International History, Philosophy and Science Teaching (IHPST)
Editora Adjunta do Caderno Brasileiro de Ensino de Física.
 
 
 
 
 
 
 

 

Dr. Ivã Gurgel

Professor no Instituto de Física da Universidade de São Paulo
Pesquisador de História, Filosofia e Sociologia da Física.

 

 

 

 

Dr. João Batista Siqueira Harres

Professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Pesquisador nas temáticas: epistemologia, história da ciência, cultura e inovação e a educação científica.

 

 

 

 
 
 

Dra. Marinês Domingues Cordeiro

Professora Universidade Federal de Santa Catarina
Pesquisadora da História, Filosofia e Sociologia da Ciência na Educação Científica
Editora Adjunta do Caderno Brasileiro de Ensino de Física.
 
 
 
 
 
 
 
 

Dra. Marcia Tiemi Saito

Professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Pesquisadora da História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino de Ciências
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Dr. Cristiano Moura

Professor do CEFET-RJ
Pesquisador da área de História das Ciências no Ensino
Membro do conselho do IHPST - International History, Philosophy and Science Teaching Group representando os professores da Educação Básica.
Editor Adjunto da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e da Debates em Ensino de Química
 
 
 
 
 

 
 
 
 

Dr. Eduardo Salles de Oliveira Barra

Professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Pesquisador nas temáticas Epistemologia e Ensino da Filosofia e História da Ciência