Home

O Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) da Universidade de Passo Fundo (UPF), em conjunto com a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), a Universidade do Vale do Taquari Univates, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – Polos 25 e 35, promove a III Escola de Formação Professor Marco Antonio Moreira.

O evento será realizado no Iceg/UPF de 29 de junho a 3 de julho de 2020, período em que professores das redes de ensino, estudantes e professores de graduação, docentes e discentes dos programas de pós-graduação terão a oportunidade de aprofundar seus estudos em temas relacionados às teorias de aprendizagem, estratégias e ferramentas didáticas e outras questões pertinentes ao contexto escolar.

O objetivo do evento é, portanto, oportunizar ao público-alvo acesso aos desdobramentos recentes de pesquisa e aos conhecimentos contemporâneos na área das Ciências Naturais e Matemática, bem como na interface com outras ciências que possam contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino.

As inscrições poderão ser realizadas no Portal da UPF, na página “Eventos”, de 1º de abril a 26 de junho – ver Inscrições. O envio de resumos para apresentação de trabalhos na modalidade painel poderá ser feito até o dia 12 de junho. Esses resumos serão publicados nos Anais e disponibilizados na página do evento – ver Normas para trabalho.

A primeira e a segunda edições da Escola ocorreram, respectivamente, em 2016, na UEPG, em Ponta Grossa, e em 2018, na UFMT, em Cuiabá. Esses eventos apontaram para a importância de se definir uma agenda de ensino e de pesquisa que fortaleça as iniciativas já existentes, proporcionando um espaço de contínua interação entre professores e pesquisadores que trabalham com educação básica.

Paralelamente à III Escola de Formação, ocorrerá a XV Semana de Investigación - Programa Internacional de Doctorado de Educación “Enseñanza de las Ciencias” (PIDEC) que se imparte en la Universidad de Burgos/España. Nesse evento, serão apresentadas as teses em andamento associadas a discentes da América Latina que integram o programa de pós-graduação.

Organizadores