Universidade

Orientações aos estudantes- substituição das aulas presenciais por atividades orientadas online

17/03/2020

17:52

Por: Assessoria de Imprensa

Ofício Circular nº 02/2020/R 
Passo Fundo, 17 de março de 2020.
Caros estudantes da UPF

Caros estudantes da UPF:

A pandemia do Covid-19 nos desafia de modo singular e exige, neste momento, esforços coordenados. A saúde é um bem maior e cuidar de sua integridade, no contexto atual, é uma responsabilidade individual, mas profundamente coletiva.

Por isso, atenta às recomendações das autoridades nacionais, estaduais e municipais, a Universidade de Passo Fundo entendeu necessário suspender as aulas presenciais da graduação e da pós-graduação (Lato e Stricto Sensu) por 14 dias, desde as 18h da segunda-feira (dia 16) até a data de 28 de março.  A medida se estende ao campus central e a toda a estrutura multicampi, também aos programas e projetos de extensão.

Ao longo deste período, vamos substituir as aulas presenciais por atividades orientadas online, que serão disponibilizadas e orientadas pelos professores de cada disciplina, a partir da próxima quinta-feira, dia 19 de março.  Para tanto, serão utilizadas diferentes ferramentas de comunicação, como o Ambiente de Apoio ao Ensino, na intranet; o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle; o Aplicativo SouUPF e/ou outras plataformas. O registro da frequência, nestas duas semanas, estará associado à realização das atividades solicitadas pelo professor.

Por isso, é importante que você permaneça atento e mantenha o contato remoto com os colegas; com os docentes; com os orientadores de estágio; TCC; projetos de pesquisa e extensão, quando for o caso, em diálogo produtivo, na viabilização de alternativas para a situação posta. Entendemos que, mesmo fisicamente distantes, somos capazes de nos manter integrados e articulados no processo de construir conhecimento, de estudar, de ensinar e de aprender.

Dúvidas e/ou esclarecimentos podem ser direcionados aos coordenadores dos cursos. A UPF Online, igualmente, coloca-se à disposição via email (online@upf.br), telefone (3316-8254), Skype (online@upf.br) e Hangout (online@upf.br) para suporte aos ambientes virtuais, se necessário. A UPF Online disponibilizou também tutoriais do Moodle através do endereço  online.upf.br.

Paralelamente, queremos convidá-los a acessar o novo site que centralizará as informações oficiais sobre as ações da Instituição para o enfrentamento do avanço do coronavírus - www.upf.br/coronavirus. No espaço estão, ainda, disponibilizadas dicas de prevenção e orientações sobre como proceder em casos suspeitos.

Por fim, informamos que, em sintonia com os movimentos de toda a sociedade, também foram transferidos eventos, formaturas ou atividades extraclasse no período acima indicado. Contudo, a realização de bancas de qualificação e de defesa de dissertação e tese poderá ser mantida com uso de recursos digitais, com público privado, a partir do acordado entre os envolvidos. Queremos, com tais medidas, evitar aglomeração de pessoas, deslocamentos  e viagens, para o bem estar de todos.

Contamos com o esforço e a colaboração neste momento de exceção e desejamos produtivas interações online nos estudos e na realização das tarefas acadêmicas, enquanto a melhor medida é a de permanecer em domicílio.

Profa. Dra. Bernadete Maria Dalmolin
Reitora da Universidade de Passo Fundo