Extensão

Covid-19 e Diabetes: mitos e verdades sobre as doenças

09/10/2020

10:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Shutterstock/Alto Astral

Projeto de extensão do curso de Nutrição da UPF desenvolveu cartilha que reúne orientações e cuidados relativos à Covid-19 e à Diabetes

Notícias falsas podem se espalhar rapidamente e ser tão perigosas quanto o Novo Coronavírus (Covid-19). Por isso, se torna essencial informar adequadamente a população sobre as medidas de prevenção da doença, principalmente as pessoas que pertencem aos grupos de risco. Nesse sentido, o projeto de extensão “Promovendo Saúde e Qualidade de Vida”, do curso de Nutrição da Universidade de Passo Fundo (UPF), criou uma cartilha com orientações e cuidados sobre a Covid-19 e a Diabetes.
 
O material apresenta, em formato de mito ou verdade, as dúvidas mais frequentes relacionadas às duas doenças, além de orientações nutricionais para serem colocadas em prática, tais como evitar passar longos períodos sem se alimentar, fracionar as refeições, evitar o consumo excessivo de adoçantes, entre outras. Ele foi construído a partir das informações gerais sobre a Covid-19 e a Diabetes divulgadas pela Sociedade Brasileira de Diabetes e pelo Ministério da Saúde.
 
Segundo a professora Me. Valéria Hartmann, diante da necessidade de orientar a comunidade referente à temáticas que envolvam a alimentação e a nutrição e atendam aos objetivos propostos pelo Projeto, foram elaboradas orientações sobre os cuidados que os pacientes com Diabetes devem ter durante a pandemia. “As orientações Covid-19 x Diabetes foram pensadas especificamente para este público, pensando que muitas vezes as pessoas podem ser alvo de informações contraditórias ou falsas. O material elaborado pelos acadêmicos participantes do Projeto é em formato de perguntas e respostas, envolvendo práticas alimentares saudáveis”, comenta.
 
Confira alguns mitos e verdades apresentados na cartilha. O material completo pode ser acessado AQUI.
 
Mitos
- Pessoas com Diabetes estão no grupo de maior risco de infecção em relação à Covid-19;
- Os sintomas da Covid-19 são diferentes em pessoas com Diabetes;
- O risco de complicações da Covid-19 é maior tanto para quem tem Diabetes tipo 1 quanto tipo 2.
 
Verdades
- Pessoas com Diabetes controlada têm menos risco de complicações relacionadas ao Coronavírus;
- A mulher grávida com Diabetes têm um risco maior de contrair a Covid-19;
- As pessoas com Diabetes estão no grupo de maior risco para evoluir com as formas graves da doença.