Extensão

UPF inaugura o Centro de Extensão e de Práticas Jurídicas

03/12/2021

15:58

Por: Carol Simor - Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Espaço, localizado no Campus I, contempla projetos e programas de extensão que atuam na prestação de serviços jurídicos para a comunidade

Espaços adequados, acessíveis e dentro da estrutura da Universidade de Passo Fundo (UPF). Agora, os serviços prestados pela Faculdade de Direito, já conhecidos pela comunidade, como Juizado Especial Cível (JEC), Balcão do Consumidor, Projur Mulher e Diversidade, estarão reunidos no Centro de Extensão e de Práticas Jurídicas, localizado no Campus I. O novo local foi inaugurado nesta sexta-feira, 03, e contempla, ainda, o Serviço de Assistência Jurídica (Sajur), Núcleo de Mediação e Justiça Restaurativa (Mediajur), Balcão do Migrante e Refugiado, Balcão do Trabalhador e Direitos Humanos para a Juventude.

A mudança de endereço, pensada e programada ao longo dos últimos anos, tem como objetivo oferecer ao cidadão que busca atendimento e assistência nos serviços jurídicos um espaço mais amplo e integrado à vida da Universidade. Para o diretor da Faculdade, professor Me. Edmar Vianei Marques Daudt, a inauguração faz parte das comemorações dos 65 anos do curso de Direito e integra as ações de reestruturação e qualificação dos processos dentro do curso. 

Ele pontuou os desafios da área e o compromisso, desde os primeiros anos de atuação do curso, de toda a gestão, para que os acadêmicos tenham a melhor formação, bem como a comunidade tenha o melhor atendimento. “Nosso esforço é para que o estudante tenha contato com a prática real, com casos que fazem parte da vida da comunidade. São seis projetos e programas de extensão que fazem essa união entre a formação acadêmica e a resolução de conflitos na sociedade. Assim, eles têm uma atuação que auxilia nas demandas da comunidade, no auxílio aos órgãos públicos parceiros”, ressaltou, frisando a importância da realização dos estágios e atividades para que os estudantes possam colocar a teoria em prática e, com isso, saiam mais preparados para o mercado de trabalho.

Estrutura oferece mais acessibilidade e espaços para os atendimentos

O evento contou com a presença de professores, coordenadores dos projetos e programas, diretores de unidades, estudantes, além de lideranças da comunidade, representantes de entidades e órgãos públicos e privados.

Esforço conjunto para fazer a UPF ainda maior

Luiz Fernando Pereira Neto, presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) observou que o esforço para trazer as atividades desenvolvidas no Campus III teve como objetivos promover mais acessibilidade para a comunidade, além de integrar as ações para a sustentabilidade econômica da Instituição. “Este é um espaço que permite ainda mais a ação prática da Faculdade de Direito, consolidando a Unidade como uma referência em todo o país. Um dia histórico que nos coloca mais próximos da comunidade e à frente das ações que qualificam o ensino, a pesquisa e a extensão”, pontuou.

Para a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, o momento é festivo, pois celebra uma conquista de toda a comunidade acadêmica. Conforme ela, existe todo um esforço coletivo por trás de cada mudança feita nos últimos anos, envolvendo professores, funcionários, estudantes e a comunidade, por meio de suas variadas representações. 

O Centro de Extensão e de Práticas Jurídicas representa, para a reitora, a materialização de um projeto para apresentar a Passo Fundo e região uma nova universidade, mais dinâmica, ainda mais próxima da vida das pessoas e mais atenta às necessidades impostas pela sociedade. “Estamos com novos currículos, novos cursos e novos projetos que trazem para a formação do estudante aquilo que realmente importa na formação técnica, humana e social. Estamos trazendo para a sala de aula e para as práticas, temas que permeiam a vida cotidiana e fazendo a interação entre os mais diversos segmentos sociais. A UPF é comunitária para além do seu nome, atuando no compromisso de transformar pessoas para transformar o mundo”, finalizou Bernadete.

Como chegar ao Centro de Extensão e de Práticas Jurídicas

O novo espaço está localizado próximo ao Centro Administrativo, com entrada pela lateral da Central de Atendimento ou pela rua de trás, que leva ao Centro de Eventos. 

Os novos espaços estão sinalizados com placas que pontuam cada atendimento. Informações pelo telefone (54) 3316-8175.