Extensão

Balcão do Consumidor alerta sobre compras de fim de ano

22/12/2021

11:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Programa de Extensão da Faculdade de Direito busca auxiliar comunidade em problemas jurídicos

Com o aumento das vendas de fim de ano, crescem também as reclamações e problemas em relação à compra realizada. Programa de extensão vinculado à Faculdade de Direito (FD-UPF) em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo (Procon) e o Ministério Público Estadual, o Balcão do Consumidor tem como foco trabalhar a mediação nas relações de consumo, e tem neste período um número ainda maior de atendimentos. 

Professor da FD e orientador do Balcão, Me. Franco Scortegagna aponta que o crescimento é característico da época do ano. “O final de novembro com as promoções da Black Friday e a prorrogação das ofertas pelos fornecedores somadas às compras de fim do ano, impulsionam o consumo de produtos e a contratação de serviços”, ressalta Scortegagna. 

Entre as principais demandas e queixas dos consumidores estão trocas de produtos, defeitos e compras pela internet em sites não confiáveis. Para se proteger dos contratempos, o professor dá dicas. “É importante alertar os consumidores para que solicitem informações a respeito de prazos de trocas e garantias, além de realizar a pesquisa de preços, desconfiar de produtos com preços muito inferiores aos praticados no mercado, bem como evitar as compras por impulso e optar por sites conhecidos nas compras virtuais”, aponta o professor.

Atendimento

O Balcão do Consumidor conta com novo espaço físico para atendimento. Localizado agora no Prédio Administrativo, J1, no Campus I da UPF, o serviço funciona das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira, entrando em recesso a partir de 23 de dezembro e retorna no dia 01 de fevereiro de 2022. Em janeiro, o Balcão atenderá junto ao Procon de Passo Fundo, na Avenida Brasil, 758, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

O consumidor pode procurar o programa por meio do telefone (54) 3316-8518 ou pelo e-mail consumidor@upf.br, além dos dois guichês de atendimento junto ao Procon de Passo Fundo disponíveis.