Sobre o Projeto Baja

O que é o Projeto Baja

O Projeto Baja, promovido pela SAE Brasil (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade), é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Os alunos têm como objetivo o completo desenvolvimento do projeto e a busca de recursos e soluções para a construção de um protótipo (um veículo off-road chamado Baja), envolvendo desde a aplicação da teoria vista em aula até estratégias de marketing.

Os estudantes reúnem-se em equipes representando suas universidades e seus estados, sendo desafiados a construir um baja contemplando os seguintes atributos: segurança, ergonomia, originalidade, facilidade de construção em série, manutenção, robustez e alta competitividade.

Como surgiu a competição

Fundada em 1905 nos Estados Unidos, a SAE International (Society of Automotive Engineers, em português, Sociedade dos Engenheiros Automotivos), à qual a SAE Brasil é filiada, é uma entidade que reúne mais de 100 mil associados, entre engenheiros, estudantes, técnicos e executivos, em mais de noventa países. A SAE atua nas áreas terrestre, naval, aérea e espacial, estabelecendo normas, procedimentos e divulgando novos conhecimentos há mais de um século.

O Projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, sob a direção do Dr. John F. Stevens, tendo a primeira competição ocorrido em 1976. No Brasil, a competição nacional foi realizada pela primeira vez em 1995, e tornou-se uma das mais importantes atividades extracurriculares para estudantes de Engenharia.

Como começou na UPF

A Equipe Mas Baja Tchê, constituída em 1998, começou a participar da competição nacional no ano de 1999 e da etapa regional desde sua primeira edição, em 2003.

Já na primeira participação nacional, a equipe obteve o excelente resultado de 11º colocado geral dentre as 50 universidades participantes. Em 2003, iniciou-se a competição regional, intitulada Baja Regional SAE Brasil Etapa Sul, da qual participam as universidades do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, servindo como preparação para o evento nacional.

Regulamento

É extremamente importante que os participantes do Projeto Baja estejam por dentro dos regulamentos e suas atualizações, emitidos pela SAE Brasil. Para tanto, a Equipe Mas Baja Tchê recomenda o link abaixo para leitura e estudo: