Sobre o Agro Plus

O Agro Plus é um Programa de Sustentabilidade que foi idealizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE). Dentre suas atribuições está a representação das indústrias de óleos vegetais, dar suporte aos seus associados, cooperar com o governo na execução de políticas que regem o setor, assim como promover e difundir programas de boas práticas e sustentabilidade da cadeia produtiva. As empresas associadas respondem por aproximadamente 70% do volume de soja comercializado no Brasil, dentre as quais estão Cargill, Grupo Amaggi, Bunge, JBS e 3Tentos. 

Na sua origem, o Programa era denominado de SojaPlus, pois seu surgimento se deu em função do avanço da soja na região Centro-Oeste-Norte do país e a concomitante preocupação nacional e global acerca da conservação do meio ambiente, principalmente relacionados ao desmatamento da floresta amazônica. São cada vez maiores as exigências do mercado consumidor global quanto à qualidade e à origem sustentável dos produtos brasileiros, os quais devem ser produzidos de forma a não agredir o ambiente e as pessoas. 

Assim, o Programa SojaPlus foi criado para contribuir para a melhoria da sustentabilidade sócio-ambiental e econômica das propriedades rurais produtoras de soja. Com o passar do tempo, percebeu-se que os pilares que norteiam as propriedades rurais produtoras da aleuro-oleaginosa também são aplicáveis a quaisquer estabelecimentos voltados à produção agrícola ou pecuária, ampliando o leque de atuação do programa, que passou a ser denominado Agro plus. 

As missões do Programa Agro Plus são promover e fomentar a melhoria contínua de indicadores sociais, ambientais e econômicos de propriedades rurais; suprir carências da Extensão Rural brasileira, apoiando e orientando o produtor para uma assistência técnica de alta qualidade; realizar as ações em parceria com a indústria, governo, instituições de pesquisa, universidades, ONGs, sindicatos e associações de produtores rurais. 

Com essas premissas, em agosto de 2022 o Agro Plus chegou ao Rio Grande do Sul, já testado e consolidado em outros nove estados, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Piauí e Tocantins. O Agro Plus está sediado no Curso de Agronomia da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios (ESAN) da Universidade de Passo Fundo – UPF.