1. 09:04
  2. 12/12/2022
  3. Vestibular

Vestibular UPF: o que faz seu coração bater mais forte?

O que faz seu coração bater mais forte? Pode ser um esporte, um livro, um filme, uma pessoa. Mas pode ser algo, também, que lhe ajude a escolher a futura profissão. Ou até mais de uma. Foi isso que Ana Paula Scheffer levou em consideração quando escolheu seu curso de graduação na Universidade de Passo Fundo. Bem, seus cursos. Formada em Arquitetura e Urbanismo, mestre em Engenharia Civil e Ambiental, ela é também acadêmica de Filosofia. E uma combinação que, à primeira vista, parece não fazer sentido, está ajudando a estudante a seguir um outro sonho: o de ser professora.

A trajetória de Ana na UPF iniciou logo um tempo após a conclusão do Ensino Médio. É que na época ela ainda não sabia qual carreira seguir e, para amadurecer a ideia, passou um tempo estudando em um cursinho pré-vestibular. A primeira opção acabou sendo Arquitetura e Urbanismo para, como ela diz, unir o útil ao agradável: “Minha família era do ramo, temos uma loja de materiais de construção e meu avô trabalhou muito com obras, e eu sou um ser humano extremamente curioso e criativo, com uma tendência aflorada ao lado artístico”, conta. 

O curso foi, segundo Ana, uma experiência enriquecedora, mesmo com a grande demanda de tempo e dedicação que a graduação na área exige. “Lá eu pude conhecer bons mestres que são a minha fonte de inspiração até hoje, aventurei-me na área de pesquisa acadêmica e, com isso, tive meu primeiro contato com o ‘mundo científico’, apresentei vários trabalhos, maquetes, projetos, conheci amigos para uma vida, visitei obras e inclusive terrenos, medi muita coisa, dormi pouco e desenhei bastante”, lembra. 

Depois de formada, Ana seguiu na área: abriu seu escritório e atuou como arquiteta e urbanista ao mesmo tempo em que ajudava na loja de materiais de construção da família. Lá, adquiri uma boa experiência em obras, vendas, insumos e tudo mais envolvido. Foi após três anos de formada que ela decidiu ingressar no mestrado em Engenharia Civil e Ambiental, com o objetivo de se tornar professora e poder compartilhar o conhecimento adquirido. “A escolha também acabou dando continuidade ao lado científico, por meio da pesquisa, que eu entrei em contato ainda na graduação”, explica. 

Essa escolha foi, também, o que levou Ana a buscar sua segunda formação. A ideia era, de acordo com a estudante, potencializar seu currículo para que pudesse se tornar uma professora ainda mais conectada e multidisciplinar. Foi aí que o curso de Filosofia surgiu na sua vida. “Eu pensei bastante e acabei escolhendo a Filosofia, justamente, por acreditar que o aprofundamento sobre o entendimento humano não só facilitaria a minha compreensão de mim e do outro, como me tornaria uma professora melhor”, comenta Ana que acredita que, tanto arquitetura quanto filosofia participam e influenciam, mesmo sem percebermos, grande parte de nossas vidas. “Para mim é um privilégio poder entender mais dessas áreas e utilizá-las para ajudar as pessoas de algum modo”, acrescenta. 

O que Ana não previa era que iria se apaixonar também pela Filosofia. “Sigo com a intenção de me tornar professora acadêmica, inclusive na área da arquitetura. Mas, agora, também alimento a ideia de dar continuidade ao fazer filosófico. Em outras palavras, a filosofia alterou tanto a minha forma de ver, de projetar e de pensar sobre o mundo, para melhor, que eu sinto necessidade de compartilhar isso com mais pessoas, esperando que ela faça o mesmo por elas”, pontua. A paixão foi tanta, que a estudante criou um canal no Youtube chamado “Diálogos da Ana”, onde divulga os textos que escreve com o propósito de promover o autoconhecimento e o exercício de reflexão com qualidade.

Invista em autoconhecimento
Para quem, assim como Ana, está em dúvidas de qual carreira seguir, a egressa/estudante dá uma dica importante: “o que eu aconselho é investir em autoconhecimento. É procurar entender o que faz o seu coração bater mais forte, quais são seus ideais? Os seus valores? O que realmente você acredita que nasceu para fazer? E só depois de obter essas respostas, optar por uma profissão”, recomenda. Ana ainda ressalta que é importante não negligenciar o retorno financeiro, mas que esse não deve ser o motivo principal da escolha. “Muitos de nós se iludem com a promessa falsa de que o dinheiro trará a felicidade, mas, não conseguem perceber que as coisas mais importantes de nossas vidas não podem ser compradas. O ideal mesmo é encontrar um caminho entre o seu amor e o seu sustento, isso provavelmente recheará o seu trabalho com significado, empenho e dedicação e, com toda a certeza, você se tornará um profissional diferenciado, esse também é o caminho para o sucesso”, finaliza. 

Estude na UPF
Já sabe quem você quer ser? Aqui na UPF você pode escolher uma entre mais de 50 profissões. Ou, assim como Ana, até mais de uma. O importante é você saber que as inscrições estão abertas e você já pode dar seus primeiros passos na carreira sonhada. 

Com opções de cursos presenciais e na modalidade híbrida, os estudantes podem escolher duas formas para ingressar na instituição de ensino: prova on-line ou nota da redação do Enem. Conheça as opções disponíveis na estrutura multicampi, nos municípios de Passo Fundo, Casca, Carazinho, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade, no link.

Para quem já iniciou sua trajetória acadêmica, assim como a Ana, ainda há a possibilidade de optar por umas das modalidades de Ingresso Especial: Transferência, Reingresso, Reabertura de Matrícula, Seleção Simplificada e Disciplina Isolada. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site upf.br/ingresso

Bolsas e financiamentos
A UPF oferece uma série de bolsas e financiamentos. Prouni, Desconto Diplomados, Crédito Universitário Banrisul e Pravaler são alguns destes. Todas as possibilidades podem ser conferidas no site. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail vestibular@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8220.