1. 07:40
  2. 20/05/2019
  3. Vestibular

Vestibular UPF: mercado de trabalho promissor para profissionais que se formam em cursos de licenciaturas

  • Ensino
  • Graduação

Uma educação de qualidade é capaz de transformar vidas e de escrever novas histórias. Além disso, contribui para o desenvolvimento de um país. Um dos responsáveis para esse cenário ser real é o professor, que tem o papel de transmitir conhecimento para as pessoas. A Universidade de Passo Fundo (UPF) é a única instituição no norte do estado a oferecer uma diversidade de cursos de licenciatura. Neste Vestibular de Inverno, que ocorre no dia 8 de junho, a Universidade está com vagas abertas para cinco cursos de licenciaturas: Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras - Português e Inglês e Pedagogia.

Para ser professor e dar aula no ensino fundamental e médio, é preciso realizar um curso de licenciatura. O mercado de trabalho absorve grande parte dos acadêmicos que se formam nesses cursos, porque a demanda é significativa. “Há mercado de trabalho, pois existe uma carência de professores para a educação básica, nas diferentes especialidades, em todas as regiões do país, principalmente em cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos”, enfatiza a coordenadora da Coordenadoria das Licenciaturas (Coorlicen) da UPF, professora Me. Maria de Fatima Baptista Betencourt.

A profissão de professor é promissora. A demanda por profissionais docentes é crescente em todos os níveis, especialmente na educação básica, o que significa uma empregabilidade garantida. “É possível alcançar êxito na profissão, destacando-se nas diferentes modalidades de ensino e áreas afins, tanto na educação formal quanto na informal, e também na pesquisa. A faixa salarial pode variar de acordo com a atuação no ensino público, municipal ou estadual, ou no privado, embora nem sempre o reconhecimento financeiro esteja de acordo com o valor esperado e com a importância que esses profissionais têm na sociedade. Ainda assim, é possível, na medida em que se investe na formação continuada, melhorar os ganhos como em qualquer outra profissão”, ressalta a coordenadora do Coorlicen.

Uma das profissões mais necessárias e importantes do mundo

O professor tem um papel fundamental no desenvolvimento da educação do país. Conforme a coordenadora do Coorlicen, ser professor não é fácil, pois a constituição da profissionalidade docente requer um conjunto de conhecimentos, saberes e competências, mas, segundo ela, é uma das profissões mais importantes e necessárias do mundo. “Ser professor é possibilitar descobrir-se como profissional voltado a formar o ser humano e ajudá-los a constituírem-se como sujeitos atuantes na sociedade tendo o reconhecimento social por ser alguém que está a difundir os saberes constituídos pela humanidade, sendo por isso merecedor de todo respeito”, salienta Maria de Fatima.

UPF formando professores desde a sua criação

Os cursos de licenciatura são de fundamental importância para a educação, pois são os responsáveis pela formação profissional do professor para atuação na educação básica. A Universidade, que forma esses profissionais, deve assegurar aos seus acadêmicos, além da formação científica, uma formação crítica, capaz de levá-los a atuar na realidade com conhecimento, eficiência e responsabilidade e com capacidade de conhecer e exercer seus direitos e deveres com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo. 

Os cursos de licenciatura estão presentes desde o início da criação da UPF, evidenciando um compromisso institucional com a formação de professores e um reconhecimento da profissão como um dos pilares para o desenvolvimento social. “A UPF investe na excelência em formar professores, pois tem consciência de que a base do conhecimento precisa ser alicerçada na educação básica que alavancará maior qualidade na educação superior”, comenta a professora da UPF.

A Universidade oferece uma formação qualificada. “A UPF cumpre o seu papel de instituição formadora, sendo capaz de preparar profissionais qualificados para suprirem lacunas existentes no mercado de trabalho e atuarem com responsabilidade nas escolas, garantindo às crianças e aos jovens a formação científica e também voltada à cidadania”, destaca a professora Maria de Fátima.

Vestibular de Inverno UPF oferece cursos de licenciatura

A UPF oferece cinco cursos de licenciatura neste Vestibular de Inverno: Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras - Português e Inglês e Pedagogia. Esses cursos pertencem ao grupo 1 e os candidatos deverão apenas realizar a prova de Redação. As inscrições são gratuitas para esses cursos e devem ser feitas até o dia 4 de junho. A prova ocorre no dia 8 de junho, no Campus I da UPF, em Passo Fundo. Mais informações e inscrições no site vestibular.upf.br.