1. 07:43
  2. 24/05/2019
  3. Vestibular

Vestibular UPF: cursos de engenharias e suas perspectivas de atuação

  • Ensino
  • Graduação

O mundo do trabalho exige, cada vez mais, profissionais qualificados, e a capacidade de adaptação às novas tecnologias e ferramentas faz total diferença para quem deseja conquistar uma vaga no mercado. No que refere ao cenário financeiro, as áreas dos cursos de Engenharia e de Tecnologia da Informação figuram entre as mais promissoras, pois oferecem diferentes áreas para atuação e oportunidade de negócios.  Para quem está em busca de uma formação de qualidade na área da engenharia, arquitetura e exatas, a Universidade de Passo Fundo (UPF) está oferecendo vagas no processe seletivo de inverno para os seguintes cursos: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Arquitetura e Urbanismo e Ciência da Computação.

Credibilidade do ensino

Para a diretora da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), professora Dra. Vera Cartana Fernandes, o grande diferencial da unidade acadêmica é a qualidade da infraestrutura ofertada aos estudantes. Para atividades de aula e também de pesquisa, os estudantes têm à sua disposição 59 laboratórios. Além disso, o corpo docente é formado por mestres e doutores, com ampla experiência em suas áreas de atuação. “Sem dúvida, um dos grandes diferenciais da Fear é a sua infraestrutura de laboratórios. Há trabalhos de mestrado e doutorado de outras IES sendo desenvolvidos aqui. E esses laboratórios estão sempre à disposição dos nossos alunos e são a base para o desenvolvimento das disciplinas de todos os cursos da unidade. Isso faz com que nossos estudantes tenham uma base sólida de formação, vivenciando na prática os conceitos de arquitetura e engenharia, além de terem a possibilidade de realizar estágios e desenvolver trabalhos em parceria com os docentes da unidade”, destacou.

Mercado de trabalho

O campo de atuação no mercado de trabalho é bastante amplo para os futuros profissionais. Mesmo com o atual momento do país, de acordo com a professora Vera, os alunos, na sua grande maioria, se inserem no mercado de trabalho antes mesmo de estarem formados. “Os nossos egressos têm uma grande inserção no mercado de trabalho, em razão de sua base sólida de formação e de experiências vivenciadas na prática. A sua colocação no mercado inicia mesmo antes de sua formatura, pois os nossos alunos são muito procurados para estagiar nas empresas da cidade e da região”, comentou.

Ainda segundo a professora Vera, sejam em empresas nacionais ou internacionais ou mesmo sendo empreendedores de seus próprios negócios, a maioria dos estudantes tem uma boa aceitação para a ocupação de postos de trabalho. “Os que preferem seguir uma carreira dentro da academia também conseguem facilmente aprovação em programas de mestrado ou doutorado em todo o país e até no exterior”, pontuou.

Interesse para solucionar problemas

O interesse em solucionar problemas é uma das potencialidades do profissional da Engenharia Elétrica. O curso na UPF tem ênfase em eletrônica e linhas de especificidade em eletrônica, telecomunicações e em mecatrônica. Para o egresso Elisandro Porto, a escolha da UPF se deu pela qualidade da Instituição e pela proximidade de casa. “Estava interessado em fazer o curso de engenharia elétrica. No estado, havia poucas faculdades que ofereciam essa graduação e, por ser residente de Passo Fundo, optei pela UPF. Entrei na Universidade em 2001 e me formei em 2008”, contou.

Sobre a atuação no mercado, Porto relata que trabalha na Termopiso, uma empresa especializada em projetos e instalações de sistemas de aquecimento por eletricidade. “Por ter tido contato com pessoas de outras universidades, o que sei é que a UPF não deixou nada a desejar em relação aos demais e em relação a instituições que contam com com algumas vantagens. A relação com os outros cursos sempre foi muito amigável, então, havia uma integração. Há algumas cadeiras que podemos fazer com outras engenharias, o que, acho, foi bem importante no sentido de ampliar o conhecimento, agregando informações de outras áreas também”, disse. 

Novas perspectivas de atuação

O engenheiro mecânico Tarly Iselino Amorim Wengrat é mais um profissional formado pela UPF que viu na Universidade o caminho para a conquista de seus sonhos. “Conheci o curso por meio do Interação UPF, acabei conhecendo e me aproximando da Universidade, gostei de como eles apresentaram o curso. Na verdade, quando estava prestando vestibular, queria cursar engenharia aeroespacial, só que, na nossa região, não tinha, e eu não poderia viajar para muito longe naquela época. Então, a engenharia mecânica me aguçou a curiosidade, porque eles comentaram que ela abrangia essa parte, o que, até então, eu não sabia. Pesquisei a fundo e o curso também tinha a equipe de AeroDesign, o que acabou sendo a porta de entrada para eu poder escolher a UPF”, contou.
 
Morando atualmente na cidade de Panambi e atuando na empresa Bruning Tecnometal, Wengrat relata que, ao ingressar na faculdade, tinha uma visão da atuação no curso, mas, durante a graduação, percebeu que havia outras perspectivas de atuação. “Quando entrei no curso, ele me abriu um leque para conhecer outras áreas de atuação, dessa forma, conheci a parte de engenharia de soldagem, que foi o que me fascinou. Acabei me apaixonando por essa área e hoje atuo justamente nessa parte. Recomendo a UPF pela qualidade, pela estrutura física e pelo reconhecimento que a Instituição tem”, finalizou. 

Vestibular de Inverno

Além das áreas de engenharia, arquitetura e exatas, estão sendo ofertados cursos nas seguintes áreas do conhecimento: licenciatura, saúde, comunicação e ciências sociais e aplicadas. As inscrições devem ser feitas via internet, pelo site vestibular.upf.br, até 4 de junho. A prova será no dia 8 de junho.