1. 08:00
  2. 27/05/2019
  3. Vestibular

Vestibular UPF: Centro de Referência e Atenção ao Idoso integra idosos e jovens

  • Ensino
  • Extensão
  • Graduação

A Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece à comunidade local e regional serviços que englobam diversas ações, de diferentes áreas do conhecimento. Um deles ocorre por intermédio do Centro de Referência e Atenção ao Idoso (Creati), que é vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e oportuniza a pessoas com mais de 55 anos de idade programas e atividades educacionais, físicas, técnicas, mentais, culturais, sociais, cívicas e afetivas, com o propósito de preservar a qualidade de vida na longevidade e trazer benefícios diante de situações de vulnerabilidade social.

A coordenação geral do Creati é de responsabilidade do professor Diego Piva. Além de ter sede em Passo Fundo, no Campus III da UPF, o Centro também atende nos municípios de Carazinho e Lagoa Vermelha, totalizando mais de 800 alunos matriculados. Nos locais, são desenvolvidas várias oficinas, tais como coral, flauta doce, informática, pilates, violão, yoga, alongamento, dança livre, ginástica, meditação, origami, prática vocal, entre outras. Também há o “Clube do Idoso”, que visa à interação, à socialização, ao conhecimento e ao diálogo entre os participantes (alunos, instrutores, coordenação, funcionários e comunidade acadêmica) a partir de uma metodologia que busca desenvolver práticas dinâmicas, divertidas e informativas, nas quais é possível realizar uma troca de experiências e de conhecimentos nas variadas áreas do saber.

Uma aluna que conhece bem o trabalho realizado no Creati é Nilda Bertoletti, de 82 anos. Ela foi uma das primeiras pessoas a usufruir dos serviços disponibilizados quando o Centro teve origem, no início da década de 1990. Atualmente, Nilda está sempre presente nas oficinas de alongamento, mas, no passado, participava de todas as atividades que eram realizadas. A vivência no espaço por quase 30 anos só trouxe alegrias. “O Creati foi uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida. Encontro pessoas da mesma idade, os professores são bacanas, e o atendimento é ótimo. Para mim, o Centro é uma escola onde fiz muitas amizades”, comenta.

 

Contato entre gerações

Para melhor atender à comunidade idosa, o Creati conta com a parceria de alguns cursos da UPF, como as graduações em Fisioterapia, Educação Física e Medicina e o Mestrado em Envelhecimento Humano. O trabalho conjunto possibilita aos estudantes a realização de atividades curriculares e extracurriculares e promove o contato com pessoas mais experientes. A acadêmica do V nível de Fisioterapia, Joana Assumpção, vive esse momento por meio do estágio, no qual se envolve nas oficinas de pilates, ginástica e alongamentos.

Segundo ela, estagiar no Creati, em uma área que possui afinidade, como a do pilates, permite que ela aprenda e ganhe experiência. “Além disso, o retorno que eu tenho dos alunos é muito gratificante. Percebo que o trabalho está sendo bem feito e executado, gerando resultados a todos eles”, relata Joana.

Vestibular de Inverno

A possibilidade de integrar um programa de extensão pode ser vivenciada pelos alunos da graduação. Nessa perspectiva, a UPF está com inscrições abertas para o seu Vestibular de Inverno 2019. Nesta edição, são 23 cursos disponíveis, nas seguintes áreas do conhecimento: licenciatura, saúde, comunicação, ciências sociais e aplicadas, engenharia, arquitetura e exatas. As inscrições devem ser feitas via internet, pelo site vestibular.upf.br, no período de 2 de maio até 4 de junho. A prova será no dia 8 de junho.