1. 13:27
  2. 13/11/2021
  3. Vestibular

Vestibular de Verão UPF: prova presencial movimenta campus Passo Fundo e estrutura multicampi

  • Ensino
  • Graduação
  • Ingresso

O Campus I, em Passo Fundo, e a estrutura multicampi (Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade) da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizam a prova presencial neste sábado, 13 de novembro. A prova é destinada aos candidatos ao curso de Medicina e também aos candidatos dos demais cursos que optaram por esta modalidade. Nesta edição, a Universidade recebe candidatos de 250 cidades de sete estados brasileiros: Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina.

A movimentação é intensa no Campus. A prova presencial também gera expectativa nos candidatos, que se dedicaram muito para este processo seletivo, especialmente para o curso de Medicina, que é o mais concorrido. “Medicina é uma profissão que ajuda os outros e isso me motiva a escolher este curso. Foi um período de muito estudo, a gente se prepara bastante. A minha expectativa é passar no Vestibular”, declara a candidata a uma vaga no curso de Medicina, Vitória Santos de Souza, de Ijuí.

Para a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, este Vestibular significa um momento de esperança em tempos de pandemia e que provoca grandes expectativas e sonhos para os jovens que buscam ingressar no ensino superior. “É muito bom ver esse campus cheio de jovens buscando ingresso na Universidade. É um momento de esperança e de expectativa. Um momento em que nós abrimos as portas da Universidade pra esse público que ambiciona uma formação profissional de qualidade, uma formação em uma instituição que tem 53 anos de história e que traz na sua essência elementos fundamentais pra formação humana e profissional de qualidade. Estamos com muita expectativa e alegria neste momento”, declara a reitora

O vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, ressalta a expectativa para este Vestibular de Verão. “A expectativa é que tudo ocorra da melhor forma possível, que os alunos tenham a tranquilidade necessária para realizar a prova e que possam pensar unicamente naquilo que interessa neste momento que é um bom resultado nesta avaliação. Gostaríamos de fato que esse Vestibular fosse um sucesso tanto para a Universidade quanto para os estudantes que estão aqui buscando a tranquilidade necessária para realizar a prova”, declara o vice-reitor.

A UPF segue adotando medidas para conter a pandemia da Covid-19. Neste sentido, seguiremos com a redução do número de candidatos em prédios e salas de aplicação de prova, a disponibilização de álcool em gel na entrada dos prédios e das salas, além da manutenção da obrigatoriedade do uso de máscara durante toda a permanência nos campi.

- Acadêmicos de Medicina da UPF recepcionam os candidatos com muita animação. Confira no vídeo:

Gabarito será divulgado no final da tarde
Os candidatos do curso de Medicina devem realizar a prova entre 14h às 19h. Já para os demais cursos, que realizam somente a prova de redação, o prazo é das 14h às 16h. Os candidatos ao curso de Medicina respondem à prova composta por questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia, Química e prova de redação. Os candidatos aos demais cursos, respondem apenas a prova de redação.

A divulgação do Gabarito será a partir das 19h30min. O resultado será divulgado na segunda-feira, 15 de novembro, a partir das 11h.

Inscrições continuam abertas para os demais cursos
Com exceção do curso de Medicina, quem perdeu o prazo da prova presencial, ainda pode concorrer a uma vaga na Universidade de outras duas formas. Até 11 de fevereiro de 2022, os candidatos podem optar pela prova de redação on-line realizada pelo site www.upf.br/ingresso a qualquer tempo. Ainda, é possível utilizar a nota de redação do Enem, no período de 2010 a 2020. Para esta modalidade, as inscrições também devem ser feitas até 11/02.

A principal novidade deste processo seletivo é a mais nova modalidade de ensino: a Graduação Híbrida, que une a praticidade do on-line e a riqueza de experiências do presencial. Os cursos oferecidos são Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST), Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Gestão Pública (CST), Geografia, Pedagogia e Serviço Social. Outros detalhes podem ser obtidos em upf.br/cursoshibridos.

No total, a UPF oferece 50 cursos em diferentes áreas do conhecimento entre o Campus I e a estrutura multicampi. No site upf.br/ingresso é possível conferir quais são os cursos oferecidos neste Vestibular de Verão.