1. 15:38
  2. 12/12/2020
  3. Vestibular

Vestibular de Verão Medicina UPF: divulgação dos aprovados será nesta segunda-feira (14)

  • Ensino
  • Graduação

Os aprovados para o curso de Medicina neste Vestibular de Verão 2021 da Universidade de Passo Fundo (UPF) serão conhecidos na segunda-feira, 14 de dezembro. A divulgação será on-line, pelo site upf.br/ingresso. O Vestibular de Medicina registrou, nesta edição, 51,02 candidatos por vaga. A prova presencial está sendo realizada neste sábado, 12 de dezembro, no Campus I, seguindo todos os cuidados de distanciamento social e a observação de protocolos de prevenção à disseminação da Covid-19.
 
Os candidatos realizaram uma prova com questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia, Química e prova de redação, que teve como temas “O crescimento da pandemia de coronavírus e a redução da poluição ambiental” e o outro tema propôs uma “reflexão sobre o uso da tecnologia para resolução de problemas da vida diária”. Confira aqui.

Na Faculdade de Medicina, de modo especial, os aprovados encontrarão uma infraestrutura privilegiada para potencializar seus estudos, com a recente inauguração do Centro de Simulação Realística (CSR), que permite o desenvolvimento de habilidades clínicas e o aprendizado em procedimentos médicos, utilizando a simulação realística com modelos de alta fidelidade e softwares de realidade virtual.

Vice-reitor de Graduação, Edison Alencar Casagranda,
reitora Bernadete Maria Dalmolin e a
coordenadora do Internato Médico, Simone Beder

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, ressaltou a alegria em receber os estudantes que estão motivados a ingressar no curso de Medicina, que oferece uma estrutura com o que há de mais moderno na área da saúde. “A Medicina na UPF tem estrutura que conta com corpo docente qualificado, diversos laboratórios e agora a simulação, com o que há de mais moderno do ponto de vista de metodologias ativas para o aprendizado na saúde. Além disso, obviamente, temos uma estrutura de Universidade, que conta com outros cursos da área de saúde e de outras áreas, com pesquisa, extensão e inovação, que faz com que nosso aluno tenha um diferencial ao longo do processo formativo”, destacou a reitora da UPF.
 
O vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, salientou todos os cuidados que a Universidade teve para receber os candidatos e destacou a inovação curricular, representada pelo Sense UPF, que é a nova identidade de ensino da Instituição. “Em 2020, a Faculdade de Medicina completou 50 anos e tivemos a inauguração do Centro de Simulação Realística, que proporciona experiências de aprendizagem significativas para os alunos de Medicina e de todos os demais cursos da área da saúde. Aliás, este tem sido o mote de todas as atualizações curriculares realizadas ao longo desse ano pela UPF e o Centro de Simulação, simbolicamente, é espaço que mais retrata o que está acontecendo na Universidade em termos de ensino e aprendizagem”, enfatizou o vice-reitor.
 
Vagas e classificação
Ao total são 45 vagas para o curso de Medicina, sendo 35 para os candidatos que optaram pela realização da prova presencial, e outras 10 para os que escolheram pela média do Enem. Tanto na prova presencial quanto pela média do Enem, os candidatos serão selecionados por ordem decrescente de classificação da média obtida. Os detalhes da classificação estão descritos no Manual do Candidato.
 
Divulgação dos resultados e matrícula
O gabarito será divulgado a partir das 19h30min e os resultados do processo seletivo ocorrerão na segunda-feira, 14 de dezembro, pelo site upf.br/ingresso, a partir das 11h. A matrícula será on-line a partir das 10h do dia 15 e segue até às 18h do dia 16 de dezembro, conforme orientações no Manual do Candidato.
 
Benefícios financeiros
A UPF possibilita o acesso a benefícios financeiros como bolsas e programas de crédito. Para o curso de Medicina, entre os benefícios estão: o Prouni, dirigido aos estudantes com renda per capita familiar máxima de 1,5 salário mínimo (para bolsas de 100%); Desconto para Diplomados de 10% no valor das mensalidades (não incide na matrícula) para alunos que já possuem um curso de graduação concluído na UPF ou em outra instituição de ensino superior; e o Desconto Família de 10% no valor das mensalidades (incide na matrícula) para alunos do mesmo grupo familiar, matriculados regularmente nos cursos de graduação da UPF.
 
Além dessas bolsas, há os programas de crédito como o Programa Municipal de Crédito (Promucred), oferecido por prefeituras municipais conveniadas com a UPF, o Pravaler, que em parceria com a UPF possibilita o parcelamento das mensalidades em um número maior de vezes, respeitando a capacidade de pagamento dos alunos ao longo do financiamento, podendo-se financiar até 100% das mensalidades, e o Crédito Universitário Banrisul, que financia até 100% das mensalidades, proporcionando o pagamento do curso no dobro do tempo.
 

Inscrições abertas para os demais cursos da UPF
As inscrições para os demais 52 cursos de graduação do Vestibular de Verão 2021, exceto Medicina, seguem sendo realizadas até 21 de dezembro de 2020.  Em razão do período de pandemia de Coronavírus, a Instituição oferece duas opções de seleção para os demais cursos de graduação: prova de redação on-line ou notas da redação do Enem de 2010 a 2019. As inscrições devem ser feitas no site www.upf.br/ingresso, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 30,00.