- 16:26
- 20/11/2025
- Vestibular
Vestibular de Verão: calor e expectativa marcam a prova presencial da UPF
Milhares de estudantes, vindo de cinco estados brasileiros, estiveram na Universidade de Passo Fundo nesta quinta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, para a prova presencial do Vestibular de Verão. Com oferta em mais de 50 cursos de graduação, a Instituição recebeu candidatos e seus familiares no Campus I, em um dia de muito sol, calor e expectativas pela aprovação.
A maior parte dos candidatos disputava uma vaga no curso de Medicina, um dos melhores do país e que, recentemente, conquistou a nota 5 no recredenciamento junto ao MEC. Muitos dos estudantes vieram até o Campus acompanhados por seus familiares, onde foram recebidos com uma estrutura com espaços para descanso, ativações de parceiros e a possibilidade de aproveitar o dia nos espaços da Universidade.
O pró-reitor Acadêmico, Edison Alencar Casagranda, destacou que toda essa estrutura é pensada para que os estudantes consigam ter o êxito e o resultado que eles buscam. “Nós organizamos toda essa estrutura exatamente para que isso aconteça. É uma preparação que inicia há bastante tempo, com a organização dos nossos currículos, com o lançamento do Vestibular, como trabalho das inscrições até chegar hoje, no dia D. Queremos eu os estudantes tenham as melhores condições e a tranquilidade necessária para fazer a prova”, pontuou o professor, ressaltando que a prova presencial também é uma oportunidade de conhecer a estrutura da Universidade e o ambiente do Campus.
Quem escolheu um dos demais cursos, realizou apenas a prova de Redação, que encerrou às 16h. Para os candidatos ao curso de Medicina, a prova se estende até às 19h. O gabarito será divulgado ainda nesta quinta, em torno de 30 minutos após a finalização da prova, previsto para às 19h30. A divulgação dos aprovados será feita no sábado, dia 22, a partir das 11h, pelo site upf.br/vestibular e pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição.
Prova de Redação
Para a prova de Redação, os candidatos poderiam escolher escrever sobre um dos temas: as consequências sociais, culturais e éticas decorrentes de más escolhas humanas, atitudes negativas e relacionamentos tóxicos; e os impactos sociais, políticos, econômicos e ambientais de um evento da magnitude da COP30 para a sociedade mundial.