1. 08:43
  2. 29/05/2023
  3. Vestibular

Vestibular de Inverno UPF: inscrições estão abertas

  • Ensino
  • Graduação
  • Ingresso

A Universidade de Passo Fundo (UPF) abre, nesta segunda-feira, 29 de maio, as inscrições para o Vestibular de Inverno 2023. Candidatos que almejam ingressar na Instituição devem se inscrever no site upf.br/vestibular. É possível escolher uma das três formas de seleção: prova presencial, nota de redação do Enem ou prova de redação on-line.

Neste processo seletivo, são ofertados 27 cursos no Campus I, em Passo Fundo. Já a estrutura multicampi inscreve para os cursos de Administração (campi de Carazinho, Casca e Soledade), Direito (campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade) e Ciências Contábeis (Campus Sarandi).

Saiba mais sobre cada uma das formas de ingresso

Prova presencial
A prova presencial será realizada no sábado, dia 24 de junho, das 14h às 16h, no Campus I da UPF. Interessados podem se inscrever em upf.br/vestibular.

Nota de redação do Enem
Para esta modalidade, poderão ser aproveitadas as notas da redação do Enem a partir do ano de 2010. O candidato deverá informar, no ato da inscrição, o ano de realização da prova correspondente à nota da redação que pretende utilizar no processo seletivo.

Prova de redação on-line
A prova de redação on-line está disponível pelo site upf.br/vestibular, a partir de 29/05/2023. Para a realização da prova, o candidato deverá dispor de computador com acesso à internet. Entretanto, a UPF disponibilizará os laboratórios de informática da sua estrutura multicampi (Passo Fundo, Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade) aos candidatos que desejarem utilizá-los para a realização da prova, mediante agendamento, por meio do e-mail vestibular@upf.br ou do telefone (54) 3316-8220.

Os laboratórios de informática da UPF dispõem dos recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência. Candidatos interessados em fazer uso de tais recursos deverão informar no momento do agendamento.

Seleção para Medicina
A inscrição para o curso de Medicina também necessita ser feita pelo site upf.br/vestibular, mediante o pagamento da taxa de R$ 200,00. Diferente dos demais cursos, a seleção pode ser feita através de duas modalidades: prova presencial ou média do Enem.

A prova presencial será aplicada no dia 24 de junho, das 14h às 19h, sendo composta por questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia, Química e prova de redação.

Os candidatos que optarem pela média do Enem poderão aproveitar o resultado obtido em um dos últimos dois anos (2021 ou 2022). Eles necessitarão informar, no ato da inscrição, o ano de realização da prova correspondente à média que pretendem utilizar no processo seletivo.

Benefícios financeiros
Com o objetivo de facilitar o ingresso de estudantes ao Ensino Superior, a UPF dispõe de uma série de benefícios financeiros para os acadêmicos, como: Prouni, Bolsa FUPF, Desconto Diplomados, Desconto Família, Convênio Empresa/Associação, Programa Influencer, Crédito Universitário Banrisul e Pravaler. Além destes, a Universidade oferta ingresso diferenciado a pessoas com idade mínima de 35 anos e com ensino médio concluído, disponibilizando um excedente de até 10% das vagas, por meio do Programa Recomeçar Plus.

Nesse sentido, será concedido desconto de 50% nas mensalidades ao candidato aprovado através do Programa, desde que não acumule outro benefício financeiro, conforme normativa institucional.

Todas as informações sobre o Vestibular de Inverno 2023 e os editais do processo podem ser acessados em upf.br/vestibular.

Ingresso especial
Nesta segunda-feira (29), a UPF também abre as inscrições para Ingresso Especial, nas modalidades de Transferência, Reingresso, Reabertura de matrícula e Seleção simplificada. Interessados podem se inscrever no site upf.br/vestibular.