1. 14:28
  2. 16/12/2020
  3. Vestibular

UPF possibilita benefícios financeiros para seus acadêmicos

  • Ensino
  • Graduação

A Universidade de Passo Fundo (UPF) facilita o ingresso e a permanência no ensino superior por meio de uma série de benefícios financeiros para seus acadêmicos. Atualmente, mais de 70% dos alunos UPF contam com algum tipo de benefício, seja bolsa ou financiamento. Para o ano de 2021, há modalidades que permitem financiar até 100% das mensalidades ou ainda existem bolsas, convênios e outros descontos atrativos para que as pessoas acessem o ensino superior e possam estudar na maior Universidade do Norte gaúcho, com uma estrutura completa, e que apresenta um modelo acadêmico inovador, especialmente, a partir de agora, que tornou o currículo dos cursos de graduação mais flexível, dinâmico e prático.
 
A UPF é uma instituição comunitária, com 52 anos de história, que oferta, com muita responsabilidade, o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação nas mais diversas áreas. E cumprindo com o seu papel comunitário, visa o desenvolvimento social, econômico e humano. É responsável pela educação superior em mais de 150 municípios da região e já formou mais de 82 mil profissionais. “A Instituição mantém, ao longo dos anos, seu perfil filantrópico e comunitário, propiciando a um grande número de alunos acesso ao ensino de qualidade, com excelente índice de empregabilidade, seja através das bolsas de estudo, dos programas de financiamento ou ainda na realização de estágios remunerados em empresas parceiras”, enfatiza o responsável pela Seção de Programas Públicos e Institucionais da UPF, Clodoaldo da Rosa Neckel.
 

Vestibular de Verão: inscrições abertas para 52 cursos
As inscrições para mais de 50 opções de cursos de graduação do Vestibular de Verão 2021 estão abertas até 21 de dezembro de 2020.  Em razão do período de pandemia de Coronavírus, a Instituição oferece duas opções de seleção para os demais cursos de graduação: prova de redação on-line, a qualquer tempo, até o fim do prazo das inscrições, ou notas da redação do Enem de 2010 a 2019. As inscrições devem ser feitas no site www.upf.br/ingresso, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 30,00.


Confira os principais benefícios financeiros:
 
- Bolsa FUPF
O Programa oferece bolsa de 50% para cursos de licenciatura (Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física/campus Soledade, Filosofia, Física, Geografia, Letras - Português e Espanhol, Letras - Português e Inglês, Matemática, Música, Pedagogia e Química) e para alguns bacharelados (Administração/manhã, Artes Visuais, Filosofia, Música, Serviço Social e Química). Para se enquadrar nos critérios de concessão da bolsa, o grupo familiar deverá apresentar renda de no máximo três salários mínimos por pessoa e demais requisitos presente no edital.
 
- Pravaler
A UPF, em parceria com o Pravaler, oferece ao estudante uma modalidade de financiamento estudantil que possibilita o parcelamento das mensalidades em um número maior de vezes, respeitando a capacidade de pagamento dos alunos ao longo do financiamento, podendo-se financiar até 100% das mensalidades.
 
- Crédito Universitário Banrisul
É outra modalidade de financiamento estudantil, que pode financiar até 100% das mensalidades, proporcionando o pagamento do curso no dobro do tempo.
 
- Desconto Diplomados
Desconto de 25% no valor das mensalidades (não incide na matrícula) para alunos que já possuem um curso de graduação concluído na UPF, ou, 10% de desconto para alunos graduados em outra instituição de ensino superior.
 
- Desconto Família
Desconto de 10% no valor das mensalidades (incide na matrícula) para alunos do mesmo grupo familiar, matriculados regularmente nos cursos de graduação da UPF.
 
- Convênio Empresa/Associação
O convênio estabelece cooperação com empresas para conceder benefício sobre o valor das mensalidades aos cooperados, associados, funcionários, e/ou dependentes, indicado pela doadora, em 1º grau da mesma. A Universidade firmou convênios com diversas instituições ao longo deste ano promovendo a concessão de abatimento nas mensalidades que variam de acordo com o número de pessoas vinculadas a determinada empresa, podendo nos campi, alcançar o percentual de até 30% do valor a ser pago pelo aluno.
 
- Programa Recomeçar Plus
A UPF oferece ingresso diferenciado a pessoas com idade mínima de 35 anos e com ensino médio concluído, disponibilizando um excedente de até 10% das vagas em todos os cursos. Será concedido desconto de 50% nas mensalidades ao candidato aprovado por meio deste programa, desde que não acumule outro benefício financeiro, conforme normativa institucional.
 
- Programa de Incentivo ao Conhecimento
Modalidade de desconto oferecido nos cursos de Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia Civil e Psicologia aos ingressantes em 2021-1, conforme edital. Para o curso de Agronomia será concedido o desconto de 15% para o pagamento das mensalidades até a data de vencimento. Para os cursos de Ciência da Computação, Engenharia Civil e Psicologia será concedido o desconto de 10% para pagamento das mensalidades até a data de vencimento. O benefício terá a duração por dois semestres.
 
- Promucred
O Programa Municipal de Crédito (Promucred) é oferecido por prefeituras municipais conveniadas com a UPF. Apresenta legislação e normas específicas, sendo administrado pelos próprios Municípios.
 
- Prouni
O Prouni é dirigido aos estudantes com renda per capita familiar máxima de 3 salários mínimos (para bolsas de 50%) ou de 1,5 salário mínimo (para bolsas de 100%), egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, nesse caso, desde que na condição de bolsistas integrais.

  • Saiba mais sobre os benefícios financeiros aqui.