1. 16:29
  2. 10/01/2024
  3. Vestibular

Um curso, vários caminhos e possibilidades

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, buscar uma graduação que possibilite uma formação ampla e dinâmica é fundamental. E diversidade de espaços e de atuação são diferenciais oferecidos pelo curso de Ciências Biológicas da UPF, com inscrições abertas pelo Vestibular de Verão. Egressas da Universidade de Passo Fundo (UPF), a Jéssica e a Vanessa optaram pelo mesmo curso, porém em áreas diferentes. Enquanto a Jéssica atua como pesquisadora na área de melhoramento genético, a Vanessa trabalha no ramo de consultoria ambiental. 

A formação em Ciências Biológicas aborda conhecimentos que estudam as diversas formas de vida e com isso, possibilita ao profissional atuar nas mais variadas frentes, desde laboratórios, indústrias, espaços de proteção ambiental até zoológicos e carreira acadêmica, como professor.  A egressa Jéssica Rosset Ferreira hoje atua como supervisora de pesquisa na área de biotecnologia vegetal. Ela lembra que realizou vários estágios durante o curso na UPF, atuando como bolsista voluntária e bolsista com remuneração, e foi justamente nesse período que ele teve contato com a pesquisa. 

Depois dos estágios, ela atuou junto à Embrapa e foi lá que descobriu a sua área de atuação: biotecnologia vegetal. Jéssica explica que a biotecnologia é uma área que usa ferramentas genéticas para melhorar, no caso da sua atuação, as plantas, visando a melhoria de qualidade, de resistência às doenças.

Finalizado o período na Embrapa, ao retornar para a UPF, Jéssica fez mais um estágio no Laboratório de biotecnologia vegetal, e, em seguida, ingressou no mestrado na UFRGS e no doutorado em Agronomia da UPF. “Hoje trabalho como supervisora de pesquisa nessa área que me formei e é muito gratificante lembrar desses meus passos durante a UPF e ver o quanto ela foi importante para me posicionar nesse mercado de trabalho.  Convido vocês que estão ingressando nessa área que façam vários estágios pois dentro da Biologia existem vários campos que a gente pode atuar”, relata.

Formada desde 2014 em Ciências Biológicas, Vanessa Proença atua há 8 anos na área de licenciamento ambiental, em uma empresa que presta serviços de consultoria e assessoria ambiental para municípios da região. Ela explica que no licenciamento ambiental são realizadas vistorias em propriedades rurais, imóveis urbanos, empresas, realizando um levantamento de todas as informações necessárias para conseguir fazer a análise a partir do que foi solicitado. 

Conforme Vanessa, o interesse pela área do licenciamento ambiental começou durante a faculdade. “Tive a oportunidade de fazer alguns estágios nessa área, conhecer um pouco a mais como é que funciona na prática aquilo que a gente tem na teoria, e foi o que me direcionou a estar trabalhando com municípios e com o licenciamento ambiental”, observa.

Vestibular
A UPF está com inscrições abertas para 47 cursos presenciais e 11 na modalidade híbrida. O processo seletivo é feito por meio da prova de redação on-line ou utilização da nota da redação do Enem a partir de 2010. Ainda, há a possibilidade de Ingresso Especial, com as opções de transferência, reingresso, reabertura de matrícula, disciplina isolada e seleção simplificada. Para facilitar a permanência dos estudantes, a Instituição oferece diversas possibilidades de bolsas e financiamentos. Saiba mais em: www.upf.br/ingresso