1. 09:20
  2. 03/07/2023
  3. Vestibular

“Sempre sonhei em fazer uma graduação”

  • Ensino
  • Graduação
  • Ingresso

Para quem tem a partir de 35 anos e sonha em fazer uma graduação, a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece ingresso diferenciado, por meio do Programa Recomeçar Plus. Foi graças a ele que a estudante Mariângela da Silva decidiu voltar a estudar Administração. “Foi uma oportunidade que a UPF ofereceu e me incentivou a retomar os estudos. Sempre sonhei em fazer uma graduação, mas achava que era impossível. Tinha em mente que o vestibular era difícil e que fazer uma faculdade era só para quem tinha muito dinheiro”, afirma. 

Ela conta que resolveu encarar o vestibular e para a alegria, passou. “Durante o tempo em que estava cursando, enfrentei muitas dificuldades, e por várias vezes acabei trancando o curso, mas nunca desisti de concluir. Agora resolvi voltar e terminar”, comenta ela, que integra a campanha de Vestibular de Inverno da UPF. “Tenho o apoio do Setor de Atenção ao Estudante (Saes) e ajuda dos professores e dos colegas, que sempre me receberam bem por todas as turmas que passei. Pretendo me formar e ter o reconhecimento merecido por toda dedicação que tive, em qualquer empresa que esteja atuando”, destaca Mariângela, que escolheu a Administração por oferecer amplas áreas de trabalho.

Um incentivo a mais para entrar na Universidade

Assim como Mariângela, o estudante de História Ipacio Carolino Pinto também ingressou na UPF por meio do Recomeçar Plus. Com uma carreira de quase 30 anos como comunicador, foi em 2017 que ele decidiu ingressar em uma nova área. “O programa foi definitivo para retomar meus estudos. Eu, com 62 anos, tendo interrompido o ensino médio há quase 40 anos, se não fosse esse programa eu nem teria conseguido”, afirma. “Meu desejo é me formar, continuar os estudos e compartilhar esse conhecimento. Minha filosofia de vida e percepção de mundo é que conhecimento tem que ser compartilhado, por isso pretendo continuar me qualificando e sempre repassando para os demais o que aprendi”, destaca.

UPF oferece bolsas e financiamentos 

Para facilitar o acesso e a permanência de todos os estudantes no ensino superior, a UPF oferece diversas opções de bolsas e financiamentos. Além do Programa Recomeçar Plus, que oferece 50% de desconto nas mensalidades, a Instituição disponibiliza subsídios como as bolsas do Prouni e a Bolsa FUPF, o Desconto Diplomados; o Desconto Família; e o Convênio Empresa/Associação, parceria que concede descontos a cooperados, associados, funcionários, e/ou dependentes de empresas e associações conveniadas com a Universidade. Há ainda, possibilidades de financiamentos, como o Crédito Universitário Banrisul e o programa Pravaler, que financiam até 100% das mensalidades. 

Para saber mais detalhes acesse upf.br/vestibular.