1. 10:42
  2. 17/02/2022
  3. Ingresso

Quando a Universidade se torna segunda casa

  • Graduação
  • Ingresso

“A Universidade é tudo na minha formação. Foi o meu primeiro emprego, contribuiu muito para minha experiência profissional e educacional. É para onde eu volto sempre que quero recorrer a novos conhecimentos, é minha segunda casa”. A afirmação da egressa da Universidade de Passo Fundo (UPF), Dulci Sachetti, resume o que a Instituição representa na vida dela.

Foi na UPF que ela se formou em duas graduações, a primeira em Secretariado Executivo Bilíngue e a segunda em Jornalismo. Atualmente, ela cursa Design Gráfico na Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) e também contabiliza uma especialização em Comunicação Organizacional. Além de ser acadêmica, já foi estagiária e funcionária da Universidade por mais de uma vez.

Para Dulci, a escolha do primeiro curso, há cerca de 16 anos, foi baseada na indicação de amigos que já cursavam. “Naquela época era um pouco difícil ter acesso a informações e visitas à Universidade, então foi escolhido mais por indicação e por ser um curso acessível”, afirma ela, que em seguida já começou outra graduação. “Concluí o Secretariado Executivo e já emendei o Jornalismo na sequência como segunda faculdade. Decidi começar também a especialização e fiz esse curso junto com a faculdade de Jornalismo”, conta ela, ao destacar que durante esse tempo conciliou os estudos com estágios e trabalho na Universidade. Entre os setores que ela já passou estão o de Recursos Humanos, Biblioteca, Núcleo Experimental de Jornalismo (Nexjor) e UPF TV.

Conhecimento que amplia as possibilidades de atuação

Após exercer a profissão de jornalista por alguns anos, com atuação em veículos de comunicação e passagem por cidades do Rio Grande do Sul e São Paulo, ela optou por um reposicionamento profissional. Decidiu sair do jornalismo tradicional e agora é assessora de imprensa de uma instituição financeira e empreendedora na área da comunicação. Segundo Dulci, toda a bagagem de conhecimento que carrega a torna mais competitiva no mercado e amplia as possibilidades de atuação.

“Acredito que a profissional que sou hoje é fruto do que aprendi em cada curso que fiz. O secretariado me moldou e me trouxe uma base mais empresarial, de organização de eventos, documentação, que hoje ocupo bastante. O Jornalismo traz essa capacidade de conhecimento, de experiência, de escrita e o Design Gráfico me trouxe muito o empreendedorismo que era uma situação que eu ainda não tinha vivenciado, além da produção gráfica, atividades de social media e toda a parte de produção em si”, observa Dulci.

Mais que um diploma, uma realização

Para a jornalista, o que a deixa mais realizada é poder se sustentar dos estudos que investiu. “A gente sabe que curso superior é investimento. É um gasto que você tem pensando num futuro melhor. Para gente que não nasceu num contexto mais privilegiado, a educação é a única forma de mudar de vida e ter nosso sucesso, condições básicas de sobrevivência. Sempre acreditei muito na educação e me sinto muito privilegiada neste sentido, de poder viver de comunicação, de ter encontrado um caminho, de viver do que eu gosto e do que aprendi”, declara.

Ela afirma que pretender seguir estudando e buscando novos conhecimentos.

“Acho que quem estuda sempre vai encontrar uma forma de fazer dar certo. Acredito muito na educação e desejo não parar nunca de investir nela porque ela me trouxe tudo. Tudo que sou hoje devo à educação, a esse investimento que ali na frente traz o retorno que a gente espera”, destaca Dulci. “As pessoas com quem eu convivi, formaram a minha base profissional, serviram de exemplo, além dos cursos de formação que são a minha base do que eu tenho de conhecimento acadêmico hoje. Sou muito grata e tenho um grande carinho pelas pessoas e pela Instituição”, pontua a egressa.

Inscrições abertas para o Ingresso Especial

Quer viver experiências transformadoras e se tornar um profissional reconhecido no mercado de trabalho? A UPF está com inscrições abertas para o Ingresso Especial até o dia 4 de março. Quem deseja cursar uma graduação pode optar por uma das opções: Transferência, Reingresso, Reabertura de Matrícula, Seleção simplificada ou Disciplina Isolada. Nessas modalidades são oferecidos 50% de desconto na matrícula, bem como outros benefícios especiais. Quem optar pela Transferência, por exemplo, tem a possibilidade de ganhar até 90% de desconto nas mensalidades nos dois primeiros semestres de acordo com o seu desempenho acadêmico na instituição de origem. Para mais informações, acesse www.upf.br/ingresso, em Ingresso Especial.