1. 15:13
  2. 14/06/2023
  3. Vestibular

Partilha e aprendizado em todas as áreas do conhecimento

  • Graduação
  • Ingresso

“A Universidade é um universo de possibilidades, e querer estar disponível para conhecer e integrar-se a tudo o que ela oferece ao estudante faz toda a diferença na trajetória acadêmica profissional e pessoal”. Essa é a dica da acadêmica de Odontologia Natália da Silva Oliveira. Bolsista pelo projeto PertenSer e integrante do coletivo étnico-racial Maria Firmina, ela conta que as experiências vividas são transformadoras para a vida.

Natural do Mato Grosso, Natália chegou em Passo Fundo com a ideia certa de ingressar na UPF, uma vez que já havia pesquisado sobre a Instituição. Ela lembra que ingressou na Universidade em 2021, quando ainda eram sentidos os efeitos da Pandemia da Covid-19. “Por isso, no começo, tive algumas aulas na modalidade remota, mas eu estava super animada para conhecer o campus, os colegas e os professores. Aos poucos fomos liberados a ir para atividades práticas, e fui conhecendo a Universidade”, relata.

A Acadêmica recorda que, logo no terceiro semestre, foi apresentada a um dos programas de extensão da UPF e já quis participar. Hoje ela atua como bolsista do projeto PertenSer e integra a equipe de coordenação do coletivo étnico-racial Maria Firmina. “Na sala de aula eu aprendia sobre a importância da indisociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, e na minha área (odontologia) vejo o quão indispensável é essa tríade. Como extensionista pude conhecer a Universidade de verdade, pude fazer trocas com colegas de diferentes cursos, compartilhar experiências e agregar conhecimento”, observa.

Natália destaca que ao escolher a UPF, de certa forma também foi escolhida para ser protagonista das suas ações, fazendo não apenas uma graduação, mas integrando a própria Universidade. “A Universidade é mesmo um universo de possibilidades, e querer estar disponível a conhecer e integrar-se a tudo o que ela oferece ao estudante faz toda a diferença na trajetória acadêmica profissional e pessoal. A Universidade é feita pelos e para os alunos, já que é movida pela coragem e o protagonismo de cada estudante que contribui para a construção da história da UPF. Essas experiências me permitem uma formação crítica, além disso, me fazem sentir pertencente aos espaços, e o mais importante, me torno protagonista da minha história”, pontua.

Para quem ainda não se inscreveu no Vestibular
O Vestibular de Inverno da UPF está com inscrições abertas para 27 opções de graduação presencial e mais 4 da modalidade híbrida. Para quem ainda não se decidiu, basta acessar upf.br/vestibular e conferir todas as informações.