1. 15:15
  2. 04/02/2026
  3. Vestibular

Mar Becker: egressa da UPF destaca a Filosofia como base para sua trajetória na literatura contemporânea

Egressa do curso de Filosofia da Universidade de Passo Fundo (UPF), a escritora e poeta Mar Becker — nome literário de Marceli Becker — construiu uma trajetória de destaque na literatura brasileira contemporânea, com reconhecimento nacional e internacional. Natural de Passo Fundo (RS) e hoje residente em São Paulo, a autora tem sua produção marcada pelo diálogo entre filosofia, arte e linguagem, relação que começou a se consolidar ainda durante a graduação na Instituição.

Mar ingressou no curso de Filosofia da UPF aos 21 anos, levando consigo uma relação precoce com a escrita, iniciada ainda na adolescência. Ao longo da formação acadêmica, conseguiu conciliar a produção acadêmica com a escrita criativa, encontrando na Universidade um espaço de estímulo ao pensamento crítico e à sensibilidade artística.

Segundo a autora, o incentivo dos professores para um olhar ampliado sobre a arte foi fundamental nesse processo. Durante o curso, teve contato com estudos em estética, filosofia da arte e filosofia da linguagem, além de experiências em grupos de pesquisa e iniciação científica que integravam literatura, cinema e reflexão conceitual. “A investigação partia de questões como o que é a arte, quando há arte e como diferenciar uma experiência estética de outros tipos de experiência”, relembra.

A filosofia da linguagem, especialmente a partir de autores como Ludwig Wittgenstein, teve papel central em sua formação intelectual. Para Mar, esse percurso tornou inseparáveis os campos da filosofia e da poesia. “Hoje, é difícil estabelecer onde uma começa e a outra termina. A poesia bebe muito da filosofia e a filosofia sempre bebeu da poesia e da arte. São áreas que se enriquecem mutuamente”, afirma.

Essa compreensão se reflete na escolha da poesia como principal forma de expressão literária. Para a autora, o gênero oferece um espaço singular de rigor e liberdade dentro do idioma, permitindo que a sensibilidade anteceda a palavra e construa novos modos de dizer. “Há rigor com a forma, não é que se possa fazer qualquer coisa, mas existe um espaço em que a sensibilidade, quase um pouco antes da palavra, começa a emergir e fabrica seu próprio modo de dizer”, reflete.

Reconhecimento nacional
Mar Becker estreou na literatura em 2020 com A mulher submersa (Urutau), livro finalista do Prêmio Jabuti em 2021, vencedor do Prêmio Minuano de Literatura e reconhecido como um dos melhores lançamentos do ano pelo Suplemento Pernambuco e pela revista Quatro Cinco Um. Desde então, publicou Sal; e Cova profunda é a boca das mulheres estranhas. Sua obra foi traduzida para o inglês e o francês e publicada em Portugal no volume Canção derruída, que reúne seus dois primeiros livros.
Em maio de 2025, lançou Noite Devorada, mesmo ano em que integrou uma das mesas principais da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), um dos maiores eventos literários da América Latina e consagrou sua obra como uma das 20 mais vendidas no evento, consolidando seu nome no cenário literário nacional. 

O valor da melhor escolha
Assim como a Mar, muitas trajetórias de sucesso começam aqui na Universidade. Se você também quer iniciar seu caminho profissional por aqui, ainda tem tempo. A UPF segue com inscrições abertas para mais de 50 cursos de graduação no Vestibular de Verão 2026/1 pelas modalidades de redação online e nota de redação do Enem. Interessados podem consultar mais informações no portal da Universidade ou entrar em contato no WhatsApp pelo 3316-8100.