1. 14:52
  2. 11/12/2023
  3. Vestibular

Já pensou em ser professor?

Vindo de uma família de professores, Rafael Freitas não teve dúvidas de qual profissão seguir. Formado em Letras pelas Universidade de Passo Fundo (UPF) em 2019, hoje, ele atua como professor de Literatura e Inglês em três escolas de Passo Fundo. Assim como Rafael, mais de 35 mil professores já foram formados pela Universidade que, ao longo dos seus 55 anos, vem defendendo e incentivando a formação de novos docentes como forma de promover o desenvolvimento econômico e social do país. 

Para dar conta desta demanda, a UPF oferece 11 cursos de licenciaturas: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Física, História, Letras – Português e Inglês, Matemática, Música, Pedagogia e Química, a maior oferta da região norte do Rio Grande do Sul. Para qualificar essa formação, os estudantes têm acesso a toda a estrutura da Universidade, além de programas como o Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica. As iniciativas têm como propósito acrescentar experiências pedagógicas no processo de formação dos alunos, por meio do desenvolvimento de atividades pedagógicas nas escolas conveniadas, onde são acompanhados por supervisores e coordenadores dos cursos de graduação. 

Os encantos da literatura
Rafael viveu todas essas experiências. Apaixonado por literatura, ele conta que isso e suas inquietações enquanto estudante foram o que o incentivaram a seguir por essa carreira. “A UPF foi o que me proporcionou isso, trabalhar com literatura e pensar em como apresentar a literatura nas minhas aulas para pessoas muito mais novas do que eu, seja do ensino fundamental, do ensino médio, para mostrar os encantos que eu tive quando eu era criança, quando eu era adolescente. Foi por isso que eu decidi ser professor, que eu escolhi o curso de Letras e que eu escolhi dar aulas”, conta. 

Durante sua formação, o, hoje, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras, lembra que teve acesso a diferentes iniciativas que marcaram sua caminhada. “Desde o primeiro dia que eu entrei na UPF, eu fui bolsista Pibid”, lembra. Além disso, Rafael também iniciou como estagiário logo nos primeiros semestres, atuando como professor auxiliar. “Na UPF, tive uma formação focada na qualidade e na oferta de experiências. Vejo que isso é o que garante uma formação excepcional para um mercado de trabalho que é tão delicado”. 

Oportunidades de atuação
A atuação dos licenciados compreende a docência no ensino básico, nas escolas públicas e privadas em espaços formais e não-formais. Além disso, os licenciados poderão atuar na gestão escolar (coordenadores, diretores), e integrar equipes de elaboração de projetos educacionais em espaços formais e não formais de educação.

Inscrições abertas
As possibilidades de formação na UPF vão muito além: o Vestibular de Verão está com inscrições abertas para 48 cursos de graduação presencial e 11 cursos híbridos. Você pode ingressar com a prova de redação online ou com a nota da redação do Enem a partir de 2010. Também é possível ser aluno UPF via transferência, reingresso, reabertura de matrícula ou seleção simplificada.

Saiba mais em upf.br/ingresso.