1. 10:55
  2. 07/08/2020
  3. Vestibular

Formação profissional: uma oportunidade de transpor barreiras

  • Cultura
  • Ensino
  • Extensão
  • Fundação UPF
  • Graduação

Possuir um diploma de um curso de graduação pode abrir inúmeras portas no âmbito profissional, mas não é só isso, pois o conhecimento é transformador, influenciando diferentes áreas da vida de uma pessoa. Há 52 anos a Universidade de Passo Fundo (UPF) contribui para o desenvolvimento da região norte do Rio Grande do Sul, formando profissionais que se tornam agentes de transformação. Em 2020, um ano atípico devido a pandemia da Covid-19, a UPF alterou sua forma de ingresso, ofertando duas modalidades de acesso, sendo por meio da nota da redação do Enem ou por prova de redação on-line.

As inscrições para o Vestibular de Inverno são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 14 de agosto. Nesta edição do Vestibular, há vagas em mais de 20 cursos de graduação, onde os candidatos podem escolher na modalidade de nota de redação do Enem o aproveitamento das notas de 2010 a 2019. Já na modalidade prova de redação on-line, o processo seletivo poderá ocorrer até o dia 14 de agosto. As inscrições devem ser realizadas pelo site http://vestibular.upf.br.

Bolsas e financiamentos
A UPF oferece diversas opções que facilitam o ingresso e a permanência no ensino superior. Nas bolsas, os candidatos podem utilizar o ProUni, Bolsa FUPF, Programa de Incentivo ao Conhecimento 20%, Bolsa Amigo indica Amigo, Desconto para Diplomados, Desconto Família, além de convênios com empresas e associações.

A novidade para financiamentos nesta edição é uma parceria firmada entre a UPF e o Pravaler, maior fintech de soluções financeiras para educação do Brasil, que passa a disponibilizar nova linha de financiamento para estudantes de todos os cursos da graduação presencial da instituição, com o parcelamento das mensalidades em um número maior de vezes, respeitando a capacidade de pagamento dos alunos ao longo do financiamento, podendo-se financiar até 100% das mensalidades. Para financiamento estudantil, além do Pravaler, existe o Promucred e o Crédito Universitário Banrisul.

Sobre a UPF
A UPF oferece ensino em sintonia com o mercado de trabalho nos 58 cursos de graduação, 53 cursos de especialização em andamento, 15 mestrados, nove doutorados e oito estágios pós-doutorais. A Universidade conta com mais de 84% do corpo docente com mestres e doutores. Além disso, a UPF é considerada uma das melhores instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF 2019), figurando na 5ª posição entre as instituições privadas no estado e na 14ª posição entre as privadas do Brasil. Recentemente, a Universidade também foi reconhecida como uma das melhores universidades da América Latina e do Caribe, integrando o Times Higher Education (THE), um dos mais conceituados rankings de universidades do mundo. A Universidade é uma das 166 instituições listadas, sendo que na América Latina há mais de 500 universidades.