1. 14:08
  2. 14/11/2023
  3. Vestibular

Experiências universitárias são decisivas para a escolha da carreira

Enquanto a Amanda Prando entra na reta final da sua graduação em Medicina, a Yasmin Dalla Vecchia dá seus primeiros passos como médica formada. O que une as duas? O amor pela pediatria e as experiências vividas durante a sua formação na Escola de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) que as aproximaram dos seus sonhos ou, no caso da Amanda, apresentaram novas possibilidades. 

Amanda é acadêmica do 8º nível

No 8º nível do curso, a acadêmica Amanda sonhou desde pequena em ser médica. Ingressou na Universidade em 2020 e mesmo com as limitações impostas pela pandemia, vivenciou diferentes experiências no curso. A acadêmica conta que iniciou o curso com o sonho de ser pediatra e logo no primeiro ano de graduação ingressou na Liga de Saúde da Criança. “Na Liga, fui acolhida pelos professores, tive a oportunidade de conhecer o serviço do Hospital São Vicente de Paulo por completo, a área da clínica, pediátrica, a área da oncologia, a área da cirurgia. Eu tive uma experiência muito boa e enriquecedora dentro desta área”, lembra.

No entanto, foi a partir das diferentes experiências que o curso proporciona, que Amanda descobriu uma nova paixão: a cardiologia. Durante a disciplina de Cardiologia e participando da Liga de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular, a estudante também teve a oportunidade de conviver com profissionais que são referência no estado e acabou mudando de área. “Eu acabei descobrindo uma paixão pela cardiologia que era algo que eu não tinha planejado. Foi uma surpresa para mim e para todo mundo que convive comigo também, quando eu decidi que pretendo cursar cardiologia depois de formada”, comenta. 

Amanda acredita que, mesmo mudando de planos para depois da graduação, todas as experiências que viveu durante o curso, inclusive em outras áreas, vão contribuir para sua atuação no futuro. “Eu tenho certeza que tudo isso vai contribuir muito para esse período em que estar trabalhando na atenção básica, em que eu vou estar trabalhando dentro das emergências, isso vai fazer com que eu tenha essa bagagem junto comigo. E tenho certeza também que quando eu estiver formada como cardiologista, isso vai contribuir muito para o melhor atendimento do meu paciente”, destaca a acadêmica que, claro, ainda não abandonou por completo o sonho de trabalhar com crianças. “Eu não descarto a possibilidade de fazer a subespecialidade de cardiologia pediátrica, porque ainda não consegui me desvincular totalmente da pediatria. Então vamos aguardar e ver como vai ser”, brinca.

Sonho realizado

Yasmin acabou de concluir o curso

Ao contrário de Amanda, Yasmin seguiu com seu sonho de ser pediatra. Recém-formada, ela ainda não deu início à residência, mas já dá seus primeiros passos na carreira que pretende seguir: hoje ela atua como médica plantonista no reforço pediátrico do Hospital São Vicente de Paulo, onde coloca em prática toda a vivência que teve durante a graduação. “Graças à oportunidade de ter participado de vários estágios durante a faculdade, principalmente na área da pediatria, que foi a área que mais me chamou a atenção, eu fui convidada a atuar na área da pediatria”, frisa. 

Na opinião da médica, todas as oportunidades que o curso e a Universidade oferecem, são fundamentais na trajetória dos estudantes e para prosseguir a carreira profissional no futuro. “Desde que eu entrei no curso de Medicina, eu fiquei me perguntando porque a UPF é uma universidade e o motivo é que a gente tem acesso, além do ensino, à pesquisa e à extensão. Eu participei de Ligas Acadêmicas, de projetos de extensão, projetos de anatomia que levavam o ensino e a anatomia para as escolas do Ensino Médio. Atuei até mesmo durante a pandemia, no Tele atendimento, e tudo isso foi muito importante para minha formação”, conclui.

Inscrições abertas para o Vestibular de Verão
Na UPF, você pode traçar sua trajetória profissional desde o início da graduação, participando de projetos de extensão, de pesquisa, ligas acadêmicas e diferentes atividades promovidas pelos cursos. As inscrições para o Vestibular de Verão estão abertas. Para o curso de Medicina, são oferecidas duas modalidades de ingresso: prova presencial no dia 2 de dezembro, ou nota do Enem em um dos últimos dois anos (2021 ou 2022).

Para os demais cursos, é possível optar por três modalidades: prova de redação presencial também no dia 2 de dezembro; prova de redação on-line a qualquer tempo; ou utilização de nota da redação do Enem a partir do ano de 2010

As inscrições estão abertas até 28 de novembro. Todas as informações estão disponíveis no site upf.br/ingresso