1. 11:00
  2. 13/03/2023
  3. Vestibular

Estudantes da UPF podem explorar diferentes possibilidades durante a graduação

Quando alguém se torna pesquisador? Na Universidade de Passo Fundo (UPF), é possível dar os primeiros passos na pesquisa logo no início da graduação. Foi o que aconteceu com Michele da Costa, acadêmica do curso de Fisioterapia. Michele ingressou em 2020 e desde o início se envolveu em projetos de pesquisa, principalmente durante a pandemia de Covid-19, momento em que a Universidade voltou seus esforços para ajudar no enfrentamento da doença. Já completando metade da graduação, ela tem artigo publicado sobre intervenção em pacientes pós Covid-19 junto com outros colegas e, apesar de acreditar que ainda precisa crescer muito para se tornar uma pesquisadora, segue se aprimorando e estudando para se desenvolver na área científica. 

Atualmente, Michele participa de um grupo de pesquisa coordenado pela professora Dra. Lia Mara Wibelinger. “Estamos desenvolvendo um estudo de caso junto com a professora para falar sobre patologias mais raras, nesse sentido de reumatologia e geriatria principalmente, então gosto muito”, conta. Recentemente, a acadêmica também fez parte da criação da Liga de Ortopedia e Traumatologia do curso, com o objetivo de se desenvolver mais em uma área que gosta. “É muito bom viver os pilares da Universidade, que é ensino, pesquisa e extensão. Acredito que nesses dois anos finais de graduação, vou conseguir me desenvolver muito nesse sentido”, conta.

Além das pesquisas, Michele também aproveita o que aprendeu para compartilhar com os colegas, como monitora. A estudante é monitora em Saúde do Trabalhador e, semanalmente, aplica ginástica laboral com os funcionários da Instituição. Para ela, é uma forma de ter contato direto com os trabalhadores, entender como é seu dia a dia, qual sua ocupação e como ela, como futura profissional, pode ajudar a prevenir lesões ocupacionais. “É muito especial essa trajetória e poder ajudar tantas pessoas”, destaca a estudante que garante que, estar inserida em tantas frentes desde o início da faculdade, agrega muito em sua formação. “Poder explorar diferentes possibilidades nos dá uma bagagem, assim como conhecer e ajudar tantas pessoas, com certeza, me torna uma pessoa mais humana.  Vou chegar lá no final do curso sabendo que pude explorar o máximo de todas as áreas, com o máximo de pessoas possíveis e isso não tem preço”, acrescenta. 

Vestibular de Inverno já tem data marcada
Quer, assim como a Michele, viver diferentes experiências durante sua graduação? Então, anote na agenda: o Vestibular de Inverno 2023 já tem data marcada! Será no dia 24 de junho. O processo seletivo também terá prova on-line e aproveitamento da nota do Enem. O início das inscrições será divulgado em breve no site upf.br/ingresso.

Prova de Medicina
Para o curso de Medicina, a prova será presencial, no dia 24 de junho, no Campus I. Como tradicionalmente ocorre, a Universidade divulga as obras literárias que serão usadas como base para a prova do curso de Medicina. São elas:

  • Dom Casmurro – Machado de Assis 
  • Vozes guardadas –  Elisa Lucinda 
  • Ponciá Vicêncio – Conceição Evaristo 
  • Amor de Capitu – Fernando Sabino 
  • Enquanto a noite não chega – Josué Guimarães 
  • Daytripper – Fábio Moon e Gabriel Bá 
  • O antigo futuro - Luiz Ruffato