1. 11:38
  2. 21/12/2023
  3. Ingresso

Direito UPF: diversas trajetórias em um único curso

Cada profissão possui seu próprio mercado de trabalho, algumas com uma maior variedade de atuação e outras com uma função mais pré-estabelecida. Na Universidade de Passo Fundo (UPF), os estudantes de cada curso de graduação exploram ao máximo as possíveis trajetórias dentro da sua formação.

Egressos da UPF foram aprovados no concurso público de magistrado ao final de 2023.

Na área jurídica, por meio do curso de Direito, o leque de possibilidades dos bacharéis é extenso, indo desde a atuação advocatícia até a magistratura, por exemplo. E foi justamente no Poder Judiciário que o Arthur dos Reis e a Mayara Pedroso resolveram atuar. Eles prestaram concurso público para a magistratura e passarão a atuar como juízes.

Formado em Direito pela UPF em 2018, Arthur dos Reis comenta que sempre soube que almejaria uma carreira oriunda de concurso público, por isso, durante a graduação aproveitou as oportunidades que o direcionaram a esse caminho. Ele realizou estágio na Primeira Vara Judicial da Comarca de Marau, sua cidade natal, local onde seguiu como assessor jurídico e preparou-se ainda mais para os concursos.

Com parte da família formada pela UPF, como a mãe e o irmão, antes mesmo de prestar o vestibular, Arthur relata que estava ciente da qualidade dos cursos da Universidade em geral, e do curso de Direito, em particular. “A UPF fornece uma base sólida para o operador do direito, tanto para os que pretendem seguir na advocacia, quanto para os que buscam uma carreira no serviço público. Os estágios acadêmicos nos mais variados ambientes jurídicos, colocam o estudante dentro do mundo prático forense”, destaca Arthur.


A Mayara Pedroso também concluiu sua graduação em Direito pela UPF em 2018, e conta que a ideia da magistratura surgiu ainda na infância, influenciada por uma amiga da família que atuava na área. Depois de formada, ela atuou como advogada e preparou-se para o concurso público, objetivo final desde seu ingresso na graduação.

Tendo a UPF como referência em ensino, estrutura e docência, Mayara escolheu cursar Direito na Universidade durante o ensino médio, em uma visita à estrutura do curso. Durante a graduação, ela realizou estágios no Juizado Regional da Infância e Juventude da Comarca de Passo Fundo e no Ministério Público do município. “A graduação junto à Universidade de Passo Fundo, portanto, abriu-me portas, proporcionou-me experiências e colocou-me em contato com relevantes e competentes professores e profissionais que foram de extrema importância no caminho”, comenta Mayara.

Porque cursar Direito na UPF

Com mais de 65 anos de atuação, o curso é um dos pioneiros no interior do estado, sua qualidade é creditada pela avaliação do MEC, além de ser recomendado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O Direito UPF é formado por professores renomados da área forense, Magistratura, Segurança Pública, Ministério Público e Procuradoria-Geral do Estado. O curso, além do Campus I, é oferecido em toda a estrutura multicampi, nas cidades de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade.

Além da rotina de ensino em sala de aula, a ECJ proporciona aos estudantes um rol de atividades práticas por meio de 10 programas e projetos de extensão, que são destaques na região, como o Balcão do Consumidor, o Balcão do Trabalhador e o Projeto Projur Mulher e Diversidade. As atividades fazem com que os alunos estabeleçam relação com a sociedade, com o mercado e com as práticas da profissão.

Desde o primeiro semestre, os estudantes de Direito da UPF já iniciam suas atividades em campo prático e na pesquisa. Ao todo, além da extensão, a ECJ também fomenta 17 projetos de pesquisa, ofertas de estágios, visitas técnicas aos Tribunais, seminários e congressos nacionais e internacionais e programas de intercâmbio em 20 universidades do exterior.

Além das atividades práticas, modelo que é único na região, a formação em Direito da UPF também fomenta aos graduandos a preparação para o exercício da advocacia, a pesquisa, os concursos públicos e muitas outras áreas. Você pode conferir aqui a matriz curricular completa do curso. Após a conclusão do curso, o recém-formado em Direito tem a possibilidade de entrar na pós-graduação, em que 13 cursos de especialização, MBA e Mestrado são oferecidos pela ECJ.

Por que estudar na UPF

A UPF é sinônimo de excelência no ensino superior. A Instituição é conceito máximo (nota 5) no Mec, e está em 12º no ranking das melhores universidades privadas do Brasil. No RS, a UPF é a 9° melhor universidade e a 4° melhor entre todas as instituições privadas, de acordo com o levantamento RUF 2023.

Além da qualidade no ensino, você também pode ser beneficiado por uma bolsa ou financiamento dos seus estudos. Conheça todas as opções de bolsas, descontos, financiamentos e convênios clicando aqui.

Formas de ingressar na UPF

O período de ingresso nos cursos de graduação da UPF está aberto, e você pode escolher a opção mais adequada para você:

Prova de redação online

Realize a sua inscrição pelo site upf.br/ingresso, siga as orientações e faça a prova de redação onde e quando preferir.  A Universidade disponibiliza gratuitamente seus laboratórios de informática aos candidatos que preferirem realizar a prova na estrutura da UPF; para isso, é necessário agendar a utilização pelo e-mail vestibular@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8220.

Nota de redação do Enem

Podem ser aproveitadas as notas da redação do Enem a partir de 2010. A inscrição também deve ser realizada pelo site upf.br/ingresso, e o candidato deve informar o ano de realização da prova correspondente à nota da redação que pretende utilizar no processo seletivo.

Transferência, reingresso, reabertura de matrícula e seleção simplificada

Quem já começou um curso superior, na UPF ou em outra instituição, e quer retomar a mesma graduação ou ingressar em uma nova área, pode ser aluno UPF via ingresso especial. Ao optar pelo ingresso especial, o estudante garante 50% de desconto na matrícula, além de outras possibilidades de descontos nas mensalidades. Acesse upf.br/ingresso e confira mais detalhes.