1. 18:08
  2. 28/03/2022
  3. Ingresso

Cursos Híbridos UPF: no seu ritmo, no seu tempo, em uma Universidade com nota máxima em EAD

  • Graduação
  • Ingresso

A procura por cursos à distância nos últimos anos aumentou significativamente no Brasil. E a pandemia acelerou ainda mais o gosto por esta modalidade. Segundo o Censo da Educação Superior (2020), o número de novos alunos no ensino superior à distância quadruplicou na última década. Sempre atenta às demandas do mercado e às mudanças na própria sociedade, a Universidade de Passo Fundo (UPF) vem se estruturando para também ser referência em cursos nesta modalidade. E assim surgiu a modalidade híbrida, que reúne a praticidade do on-line com a riqueza de experiências do presencial em uma das melhores universidades do mundo pelo ranking internacional da Times Higher Education.

EAD UPF recebe nota máxima do MEC 
Estudar onde e quando quiser, em cursos com valores que cabem no bolso, em uma Instituição com mais de 50 anos de experiência e tradição no ensino superior e que, no último recredenciamento para a oferta de cursos superiores na modalidade à distância, recebeu nota máxima dos avaliadores do Ministério da Educação (MEC). Foram avaliados aspectos como o planejamento, a avaliação e o desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas e de gestão e a infraestrutura. “A UPF recebeu a nota 5, que é o conceito máximo”, revela a integrante da Comissão dos Cursos Híbridos da UPF, professora Dra. Cristina Fioreze.

UPF inscreve para quatro cursos híbridos
Neste momento, a UPF está com inscrições abertas para quatro cursos híbridos: Agronegócio (B), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST), Pedagogia (L) e Serviço Social (B). As inscrições estão abertas até o dia 29 de abril e com início das aulas previsto para o dia 2 de maio. Inscreva-se AQUI.

Funcionamento dos cursos híbridos
Cada curso funciona conforme as demandas da sua realidade envolvendo três formas de aulas: remota síncrona (estudante está em tempo real com o professor de forma on-line); EAD assíncrona (estudo autônomo, realizado sem a presença do professor e com a mediação do tutor); e presencial (aulas em local físico). As aulas on-line ocorrem em Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle).

- Aulas on-line (remota síncrona e EAD assíncrona)
O contato do estudante com o professor em tempo real é visto pela Instituição como algo primordial para um aprendizado de qualidade. “Garantimos a interação professor-aluno, que ocorre tanto nas aulas presenciais quanto nas aulas on-line remotas síncronas, em tempo real, como fazíamos no tempo da pandemia, por exemplo”, ressalta a integrante da Comissão dos Cursos Híbridos da UPF.

Tudo isso, sem precisar que o aluno precise se deslocar diariamente até a Universidade. “Esse modelo exige que o aluno esteja presente de forma on-line nos dias e horários (remota síncrona), conforme cronograma de aulas, mas garante, por outro lado, a flexibilidade do estudo autônomo (EAD assíncrona), no qual o aluno realiza no dia e horário que ele quiser, com um tutor à sua disposição”, explica a professora Cristina.

- Aulas presenciais
As aulas presenciais deverão ocorrer de forma geral na Universidade e envolvem tanto conteúdos teóricos, quanto atividades práticas. Cada curso define o dia das aulas presenciais, que pode ocorrer uma vez na semana, somente nos estágios ou conforme cronograma do curso.

Qualidade do aprendizado
Os cursos híbridos da UPF são uma forma de tornar a UPF ainda mais acessível, facilitando à comunidade ingressar no ensino superior em cursos que tenham qualidade. “A gente garante o que a UPF tem de mais rico na Instituição, que é a interação professor-aluno. Essa interação pode acontecer presencial, mas pode acontecer também de forma remota. A UPF tem os professores mais qualificados, tem pesquisadores, tem extensionistas e, ao mesmo tempo, o aluno tem acesso a toda estrutura da UPF, especialmente na parte das atividades práticas”, destacou a integrante da Comissão dos Cursos Híbridos da UPF.

Flexibilidade
Além de valores mais acessíveis e das experiências do presencial com a praticidade do ensino on-line, o estudante tem a liberdade de estudar da sua maneira e no seu tempo. Flexibilidade é uma das grandes vantagens dos cursos híbridos. “Às vezes, o aluno não tem cinco noites ou a noite inteira disponível para a aula, porque ele trabalha, tem família, enfim. Então, os cursos híbridos garantem essa flexibilidade, sem abrir mão da interação professor-aluno, que é a riqueza da nossa Universidade, né?”, enfatiza a professora Cristina.

- Saiba mais sobre os cursos híbridos e inscreva-se em upf.br/cursoshibridos.