1. 13:20
  2. 03/11/2021
  3. Ingresso

Conheça as ações transformadoras de Thomas Trentin e Laura Skonieski

  • Ensino
  • Graduação
  • Ingresso

O acadêmico do curso de Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF), Thomas Trentin, ingressou no curso por uma motivação da família. O irmão dele já estudava Agronomia na UPF e o trouxe para conhecer a estufa de hortaliças e desde então ele passou a se encantar pela área. A escolha de Laura Skonieski pelo curso de Medicina, também vem de uma inspiração familiar. Ela seguiu os passos do pai, que também é médico. Os dois vivenciam experiências imersivas com toda a estrutura que só uma Universidade oferece.

Estudante de Agronomia, Thomas Trentin

Thomas Trentin se apaixonou pela pesquisa e por seu objeto de estudo: os morangos. Ainda no primeiro semestre, se aproximou das atividades de laboratório e conseguiu se tornar bolsista de iniciação científica e desenvolver estudos na área da olericultura. Desde então, ele participa de programas de iniciação científica com o objetivo de melhorar a eficiência do uso de insumos nos sistemas produtivos e proporcionar ao produtor um meio mais rentável e sustentável de produzir.

“Os morangos me encantam tanto porque a gente consegue dar um olhar mais individual para a planta. Cuidar da planta, fazer o manejo de poda, ver o que está acontecendo de errado, de uma maneira bem mais aprofundada do que em áreas de grande extensão, e também por a gente poder provar esse fruto no final da colheita. Essa é uma grande vantagem”, destaca ele.

Trentin destaca a importância dos laboratórios da Universidade, que oferecem suporte para aliar os ensinamentos teóricos com os práticos, como o Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro), que conta com extensas áreas de lavoura e criação de animais e também as estufas, que permitem trabalhar na prática a área de horticultura e desenvolvimento de doenças e pragas. “A Universidade representa uma base de conhecimento para nós alunos. Sem a estrutura docente e sem essa estrutura que a gente tem para aliar o conhecimento teórico com o prático, acredito que entender como que esse sistema de produção funciona não seria possível”, afirma ele.

A paixão pela Medicina

Laura Skonieski, acadêmica de Medicina

Laura Skonieski conta que quando era pequena acompanhava o pai em alguns plantões no hospital. Ele, que é médico, aproveitava os momentos em que não tinha pacientes para ajudar a filha nas tarefas da escola. “Foi acompanhando meu pai que comecei a conviver no ambiente hospitalar e um pouco com a medicina e foi assim que o sonho de ser médica surgiu”, relata Laura. 

Acadêmica do oitavo nível do curso de Medicina, ela aproveita ao máximo as experiências proporcionadas dentro do curso e da Instituição: é presidente da Liga de Ginecologia, Obstetrícia e Sexologia; diretora social da Associação Atlética Acadêmica Gaúchos de Passo Fundo; monitora nas disciplinas de Saúde da Mulher e Suporte de Vida Avançado no Trauma; integrante do projeto de extensão de Educação Inclusiva Equoterapêutica, entre outros. Ao todo, Laura participa de mais de 10 atividades além da sala de aula.

“Eu aprendo um pouquinho em cada lugar que estou. Muito além do que eu posso levar para as pessoas, é o que elas me trazem. Aprendo muito todos os dias. Tudo que eu faço parte hoje é o que faz de mim a Laura. E foi a Universidade que abriu essas portas todas”, afirma ela, ao mencionar também a evolução do aprendizado após a implementação do Centro de Simulação Realística (CSR), que permite aos estudantes o desenvolvimento de habilidades clínicas e aprendizado em procedimentos médicos, utilizando a simulação realística, com modelos de alta fidelidade e softwares de realidade virtual. “No CSR, a gente pode fazer muitas coisas que não conseguimos fazer num paciente real. Aprendemos muito para na hora de chegar no paciente saber o que fazer”, destaca Laura.

Assista ao vídeo:

Inspirado? Então, agora você pode começar a viver experiências como essa e, quem sabe, ser o próximo a desenvolver uma ação transformadora. Descubra como em upf.br/ingresso. Inscreva-se!