1. 17:23
  2. 08/06/2019
  3. Vestibular

Aprovados no Vestibular UPF serão conhecidos nesta segunda-feira (10)

A Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu milhares de vestibulandos neste sábado, dia 8 de junho, no campus I. Candidatos de oito estados participaram do processo seletivo: Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Neste processo seletivo, a UPF oferece vagas em 23 cursos. Os aprovados serão conhecidos nesta segunda-feira, 10 de junho, a partir das 11h, e as matrículas iniciam no dia 11.

Os candidatos aos cursos do Grupo 1 fizeram somente a prova de Redação, já os candidatos aos cursos do Grupo 2 realizaram as provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química. Nesta edição, o curso mais concorrido foi Medicina, com 63,58 candidatos por vaga. O ranking é seguido por Odontologia, com 3,78; por Medicina Veterinária, com 3,29; e por Direito, com 3,18 candidatos por vaga.

A UPF oferece diversas bolsas, programas de crédito e formas de ingresso. A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, ressalta a transformação que a Universidade causa na vida dos estudantes. “Nesta semana, a UPF completou 51 anos. O Vestibular veio coroar essa data. A UPF transforma vidas e já formou cerca de 80 mil pessoas em todas as áreas do conhecimento. A Universidade é uma grande teia de conhecimentos. E estamos esperando a todos de braços abertos”, disse a reitora.

Divulgação dos aprovados e matrículas
Os candidatos poderão consultar o resultado do vestibular, a partir das 11h do dia 10 de junho no site do vestibular.upf.br, no menu Área do Candidato. Nesse local, o vestibulando poderá visualizar a classificação e o boletim de desempenho no processo seletivo.

As matrículas dos classificados na primeira chamada iniciam no dia 11 de junho. Os aprovados deverão realizar sua matrícula na Central de Atendimento ao Aluno (CAA) - Prédio J1, Campus I.

Preconceito e futuro do emprego são temas da Redação
Os temas da redação do Vestibular de Inverno 2019 da Universidade de Passo Fundo (UPF) abordaram o preconceito e o futuro do emprego. O tema 1 propôs uma discussão sobre as “causas e consequências do preconceito (seja ele qual for) sofrido pelas pessoas na sociedade em que vivem”. Já o tema 2 convidou a refletir sobre “que habilidades são necessárias para enfrentar as mudanças no atual mercado de trabalho?”. 

Treinamento com simuladores de pacientes-robôs
Durante o dia do vestibular, os alunos da Liga Acadêmica de Terapia Intensiva da Faculdade de Medicina (LATIN/FM) realizaram o treinamento com o uso de simuladores de pacientes-robôs que respondem como um ser humano às ações pratica. Os familiares dos vestibulandos também participaram de atividades de reanimação cardiopulmonar (RCP). Os simuladores farão parte do Centro de Simulação Realística que está sendo desenvolvido na FM e envolverá todas as áreas da saúde. O projeto conta com ambientes e técnicas que replicam as situações e desafios vividos no dia a dia hospitalar. 

Galeria de Vídeos