1. 13:02
  2. 07/12/2021
  3. Ingresso

‘Agroinfluencer’: engenheira agrônoma se destaca ao mostrar nas redes sociais o dia a dia no campo

  • Ensino
  • Graduação
  • Ingresso
  • Mestrado
  • PPGAgro

Com um smartphone na mão, ela compartilha nas redes sociais a rotina de trabalho nas lavouras e a importância que a agricultura representa na vida das pessoas. Engenheira agrônoma formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) da UPF, Raquel Guadagnin, de 24 anos, encontrou no Instagram um espaço para se conectar com o mundo e mostrar as inovações que têm facilitado a vida de quem trabalha no campo e de quem busca gerar uma agricultura mais sustentável.

Filha de agricultores, ela vivencia o dia a dia nas lavouras desde pequena, na propriedade da família, em Não-Me-Toque (RS). “Sempre fui apaixonada por essa área e o interesse por cursar Agronomia surgiu quando meus primos iniciaram a graduação na UPF. Foi aí que eu acompanhei mais de perto como era o curso, a qualificação dos professores e a qualidade do ensino, da pesquisa, do espaço que a Agronomia tem dentro do Campus”, conta Raquel.

Olhar voltado ao conhecimento e ao combate à desinformação

O objetivo profissional de Raquel sempre foi bem claro: cursar Agronomia na UPF, fazer mestrado e, quem sabe, doutorado. Entretanto, uma nova oportunidade que não estava nos planos surgiu pelo caminho.

“Acredito que após a chegada da pandemia muita coisa tenha mudado, todos estamos em processo de evolução e na agricultura não é diferente. O digital está aí e precisamos usar ele a nosso favor. Vejo que as redes sociais são como uma grande vitrine e porque não mostrar o dia a dia no campo nelas? Porque não usar elas para passar conhecimento e combater a desinformação?”, observa a engenheira agrônoma.

Segundo ela, inicialmente, a ideia era mostrar o lado profissional para o mercado de trabalho e, aos poucos, novos conhecimentos e oportunidades foram surgindo. “Durante um ano e meio de mestrado morei em Passo Fundo e tinha uma rotina diária no laboratório de plantas daninhas, onde eu desenvolvia meu experimento e auxiliava nas atividades do laboratório, além de estudar e cursar as disciplinas da pós-graduação. Até que, no início deste ano, comecei a produzir conteúdo sobre agricultura e estudar cada vez mais sobre o marketing digital, sempre com olhar voltado ao agro”, pontua Raquel.

Atualmente, mais de 11 mil pessoas acompanham o trabalho dela no Instagram, meio no qual costuma compartilhar o dia a dia nas lavouras e a rotina de estudos, sem deixar de mostrar, ainda, o lado pessoal. “O foco do meu conteúdo é para agricultores, jovens do campo, agrônomos e para o público leigo que deseja conhecer mais sobre agricultura”, conta, ao destacar que costuma manter um planejamento para abordar assuntos atuais e relevantes. “Além da parte prática e do campo, costumo estar sempre antenada ao que está acontecendo no mundo, na bolsa de valores, notícias sobre insumos, preço das commodities, além da questão do meio ambiente, que estamos falando muito agora, da ligação da agricultura com a sustentabilidade. Então, estou sempre ligada ao que está acontecendo para trazer um conteúdo bom e relevante a quem me segue”, comenta a agrônoma.

Disciplina, dedicação e interação

Para Raquel, a parte mais legal de trabalhar na internet são as portas que se abrem e as diversas oportunidades que surgem, além de poder conhecer pessoas de muitas partes do mundo sem, necessariamente, precisar sair de casa. “A internet é incrível, possibilita que a gente viaje o mundo sem sair do lugar, além de ter a oportunidade de conhecer pessoas de tantos lugares e com vastos conhecimentos. Não me arrependo em nenhum momento de ter iniciado nela”, afirma.

Assim como em qualquer área, empreender na internet é um caminho que exige muita disciplina e organização. “Costumo dizer que o segredo para trabalhar na internet é o esforço e a dedicação. É difícil como qualquer outro emprego ou quando vai empreender. Primeiro tem que investir para depois gerar lucro, não pode levar na brincadeira. Desde o início sempre tive muita constância, mergulhei de cabeça, e fui atraindo cada vez mais pessoas para o meu perfil”, analisa ela, que procura manter um contato próximo e com bastante interação com quem a segue. “Estou sempre me conectando, respondendo meus seguidores e muitos já se tornaram amigos de verdade porque estão sempre ali, desde que comecei estão acompanhando minha caminhada”, salienta Raquel.

“Uma luz na minha vida”

Raquel ressalta que a Universidade de Passo Fundo teve um papel importante na vida acadêmica, profissional e pessoal dela.

“A UPF foi e ainda é como uma luz na minha vida. Ao longo destes sete anos estudando na UPF tive a oportunidade de conhecer profissionais e professores incríveis e que são exemplos para mim e vou levar para sempre no meu coração. Hoje eu tenho a certeza que eu não poderia ter escolhido outra Universidade para cursar agronomia! A UPF foi fundamental para todo o conhecimento adquirido nestes anos e também por fazer parte de uma grande fase de evolução pessoal. Só tenho gratidão por todos os momentos vividos na Universidade e por todos que cruzaram meu caminho ao longo deste período”, destaca a engenheira agrônoma.

Ingresso UPF

Se você tem o sonho de viver experiências imersivas, assim como a Raquel, escolha cursar uma graduação na Universidade de Passo Fundo (UPF). A Instituição oferece várias opções de ingresso: prova remota, transferência, reingresso, reabertura de matrícula e seleção simplificada. As inscrições podem ser feitas no site www.upf.br/ingresso. Essas formas de ingresso não são válidas para o curso de Medicina. O processo seletivo também pode ser por meio do aproveitamento da nota da redação do Enem de 2010 a 2020.