1. 14:29
  2. 15/05/2019
  3. Vestibular

“A UPF representa o primeiro espaço de descoberta de uma nova forma de construção do conhecimento”

  • Ensino
  • Graduação

O conhecimento adquirido durante a graduação no curso de Enfermagem e Obstetrícia foi o ponto de partida sólido para a construção da carreia profissional do egresso Juliano de Carvalho Lima. Hoje, ele atua como diretor executivo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), considerada a maior instituição científica e tecnológica da América Latina e uma das maiores do mundo. O instituto científico e tecnológico, que pertence ao Ministério da Saúde, atua na realização de pesquisas e inovação em saúde, na produção de imunobiológicos e medicamentos, na formação de recursos humanos, na vigilância em saúde e na prestação de serviços atenção à saúde.

Formado em 1999, o egresso destaca que optou por fazer a sua graduação na UPF por ser uma Instituição de Ensino Superior de referência, reconhecida pela qualidade de seus cursos na área da saúde, que foi sempre a sua área de interesse.

“A UPF representa o primeiro espaço de descoberta de uma nova forma de construção do conhecimento e o ponto de partida sólido para a construção da minha carreira”, relata Juliano. 

Além da graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela UPF,  Juliano é especialista em saúde coletiva pela Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul e mestre e doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública pela Fiocruz. Atuou na área da gestão em saúde pública em diversas instituições, como a Secretaria Municipal de Sananduva/RS, onde coordenou o Programa Saúde da Família; a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói/RJ, onde foi coordenador geral de Planejamento; a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro/RJ, onde compôs a equipe técnica de planejamento; e no Hospital Geral de Bonsucesso/RJ, onde também atuou na equipe técnica de planejamento. Na Fiocruz desde 2006 como analista de gestão em saúde, exerceu o cargo de coordenador de programação e monitoramento da Diretoria de Planejamento Estratégico entre 2006 e 2009. Entre 2009 e 2018, ocupou o cargo de diretor de recursos humanos. Atualmente, é diretor executivo da Fiocruz e atua como professor na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Tem publicações em livros e revistas científicas da área da saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de saúde, planejamento em saúde, SUS, administração pública e planejamento em saúde. É parecerista ad hoc da revista Cadernos de Saúde Pública e da revista Ciência e Saúde Coletiva. Também tem experiência em projetos internacionais na área da ciência e tecnologia em saúde, tendo atuado como consultor para os projetos de implantação e fortalecimento dos Institutos Nacionais de Saúde de Guiné Bissau e de São Tomé e Príncipe, na África, projeto conduzido pela Fiocruz em parceria com a International Association of Public Health Institutes. Também atuou como professor do Mestrado em Saúde Pública em Angola e do Mestrado em Sistemas de Saúde em Moçambique, ambos promovidos pela Escola Nacional de Saúde Pública/ Fiocruz.

Do período em que esteve na UPF, a principal lembrança que Juliano tem é do ambiente vibrante, jovial e inspirador da Universidade, do acolhimento dos professores e do desafio de aprender de uma nova maneira, a partir de preceitos científicos. “Lembro também das oportunidades que tive de conviver com a diversidade, tanto dentro do curso quanto na interação com a comunidade, a partir dos programas de estágio e de extensão, que possibilitaram o contato direto com as pessoas que se beneficiam dos serviços da Universidade e, ao mesmo tempo, ajudam na formação dos estudantes através de atividades práticas”, salienta.

Vestibular de Inverno

Enfermagem é um dos cursos oferecidos no Vestibular de Inverno da UPF. Nesta edição, são 23 cursos disponíveis, nas seguintes áreas do conhecimento: licenciatura, saúde, comunicação, ciências sociais e aplicadas, engenharia, arquitetura e exatas. As inscrições devem ser feitas via internet, pelo site vestibular.upf.br, até o dia 4 de junho. A prova será no dia 8 de junho.