O curso forma pedagogos que desenvolvem um olhar para contextos diversos, saberes e conhecimentos que o ajudam a fazer as perguntas mais adequadas para ser um profissional bem preparado para atender às exigências atuais da profissão. Nosso processo formativo é de alta qualidade, pois trabalhamos com ensino, pesquisa e extensão integradamente. 

Você preparado!

  • A matriz curricular do curso é atual e adaptada às exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trabalhamos com princípios educacionais teóricos e metodológicos que permitem uma formação profissional capaz de enfrentar os desafios do mercado de trabalho. O curso possui alto grau de empregabilidade. A preparação para o ingresso no mercado de trabalho, no curso de Pedagogia da UPF, tem seu início nos primeiros semestres da vida acadêmica, por meio de estágios remunerados e da participação em projetos de pesquisa e extensão. O Programa de Iniciação à Docência e o Residência Pedagógica (Pibid) também é espaço de qualificação do pedagogo para a sua atuação no mercado de trabalho. 

Você seguro!

  • Concebemos o pedagogo como um profissional dinâmico, conhecedor das questões educacionais e que está em constante atualização. O curso forma o profissional para vários campos de atuação como: docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano); gestão em escolas e secretarias de educação (municipais ou estaduais);  e espaços não-escolares: CRAS, Creas, Hospitais, Museus, Setor de Recursos Humanos em empresas e/ou instituições.    

Você capacitado!

  • Você será capacitado por professores mestres, doutores e pós-doutores, que dialogam com as pedagogias do mundo por meio de bibliografias e do diálogo com experiências pedagógicas contemporâneas. O acadêmico da Pedagogia pode realizar, na Faculdade de Educação, seu ciclo completo de formação: da graduação ao pós-doutorado, passando pelos cursos de especialização, mestrado e doutorado. O nosso espaço é de excelência, além de salas de aula equipadas e climatizadas, salas de reuniões, de estudos, amplo auditório e biblioteca setorial, os acadêmicos contam com lugares que propiciam agradáveis momentos de convivência.

 

 

 

Quer exemplos na prática? Temos também!

  • Brinquedoteca: um laboratório de aprendizagens;
  • Espaço Lúdico de atendimento a crianças hospitalizadas no Hospital de São Vicente de Paulo;
  • Atividades no campo de atuação do pedagogo através do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica;
  • Práticas em espaços escolares e não escolares por meio de estágios remunerados;
  • Participação em grupos de pesquisa e em projetos de extensão;
  • Práticas pedagógicas desenvolvidas em disciplinas do currículo. 

Você pode ir mais longe!

  • A Universidade não quer que você pare por aí. Quer que o profissional evolua ainda mais na sua carreira por meio das especializações, mestrados e doutorados da UPF. Mas essa dica é só para você saber que a UPF oferece muitas oportunidades. 

 

O Universo UPF não para por aí!

  • Temos professores qualificados, inúmeros laboratórios, uma biblioteca com o maior acervo bibliográfico físico e digital da região Norte, serviços de encaminhamento ao mercado de trabalho e estágios, intercâmbio em 20 países, mais de 300 laboratórios, acesso à maior rede de inovação do norte do RS e muito mais...

 

 

 

Quer saber mais sobre o curso: Acesse aqui.
Queremos que você faça parte da nossa Universidade! Inscreva-se!

Bolsas e Financiamentos

Tenho Interesse

Receba informações sobre as formas de ingresso na UPF