O curso de Letras, único da região norte do Estado, tem forte inserção comunitária em projetos como as Jornadas Literárias de Passo Fundo e engajamento com o Projeto de internacionalização, dentre outras ações de formação. Na pesquisa, as áreas de Literatura e Linguística têm evoluído na relação entre investigação e ensino, refletindo sobre a formação de professores, de leitores e de educadores diferenciados. Os estudantes de Letras experenciam práticas de ensino desde o início do curso, atuando também em projetos de pesquisa e extensão, com bolsas, a exemplo do Programa de Institucional de Bolsas Iniciação à Docência. 

Você preparado!

  • O curso tem a duração de quatro anos. Ao se cumprirem quatro semestres, contudo, o estudante já conquista certificação intermediária de “Auxiliar de ensino para a área das linguagens”, estando apto a se inserir no mercado de trabalho. Após oito semestres, na conclusão do curso, o egresso terá duas habilitações, em língua materna e em língua estrangeira, associadas à habilitação nas respectivas literaturas. A formação do estudante em Letras se amplia a outras atividades, como de assessoria linguística, produção e revisão de texto, produção de conteúdo, tradução e interpretação, editoração, gestão escolar e gestão de projetos culturais. 

Você seguro!

  • Você vai estudar em um curso que visa a formação do educador como profissional diferenciado, dinâmico e criativo. O egresso poderá ser professor de língua portuguesa, literatura e língua inglesa na educação básica, atuando no ensino público e privado, ou um empreendedor na educação, em cursos preparatórios, em escolas de idiomas, prestando assessoria a empresas como revisor ou redator de textos, ou, ainda, poderá atuar como tradutor. Trata-se, em essência, da formação de um profissional transformador, um sujeito de atuação e liderança comunitária, um empreendedor ativo, a partir das experiências e dos projetos realizados no curso. 

Você capacitado!

  • O currículo do curso foi recentemente atualizado, de acordo com as exigências dos novos tempos. A matriz curricular foi reestruturada, com algumas disciplinas na modalidade semipresencial, o que garante maior flexibilidade de horários aos estudantes, e com a possibilidade de certificação intermediária. A grade curricular permite a articulação de experiências com a comunidade e com acadêmicos de outros cursos da Universidade, como Música e Filosofia. Destaca-se a atuação discente como protagonista de todos os projetos e propostas do curso de Letras, com várias modalidades de bolsa. 

 

 

Quer exemplos na prática? Temos também!

  • O estudante de Letras tem acesso a diferentes espaços interdisciplinares para desenvolver suas capacidades e experiências práticas;
  • Minibiblioteca de Linguística Aplicada;
  • Sala de recursos para o ensino e aprendizagem de língua inglesa;
  • Mundo da Leitura: um laboratório multimidial de leitura, contendo um acervo plural de livros e mídias, além de um espaços diferenciados para leitura, estudos, mediação e ensino;
  • Aljog/UPF: Acervo Literário do escritor Josué Guimarães, com objetos e textualidade que fazem parta do universo particular, criativo e biográfico do autor de Camilo Mortágua;
  • Prepara os alunos para a possibilidade de intercâmbios acadêmicos em universidades estrangeiras conveniadas;
  • Cerca de 90% dos professores são doutores, com experiência em ensino, pesquisa e extensão;
  • Aos espaços de vivências e atividades específicas articula-se infraestrutura de uma Universidade reconhecida no Brasil e no exterior, na diversidade de seus espaços de investigação, de atuação comunitária, de convivência, de estudo e de trabalho.

Você pode ir mais longe!

  • A Universidade não quer que você pare por aí. Quer que o profissional evolua ainda mais na sua carreira por meio das especializações, mestrados e doutorados da UPF. Mas essa dica é só para você saber que a UPF oferece muitas oportunidades. 

 

O Universo UPF não para por aí!

  • Temos professores qualificados, inúmeros laboratórios, uma biblioteca com o maior acervo bibliográfico físico e digital da região Norte, serviços de encaminhamento ao mercado de trabalho e estágios, intercâmbio em 20 países, mais de 300 laboratórios, acesso à maior rede de inovação do norte do RS e muito mais...

 

 

 

Quer saber mais sobre o curso: Acesse aqui.
Queremos que você faça parte da nossa Universidade! Inscreva-se!

Bolsas e Financiamentos

Tenho Interesse

Receba informações sobre as formas de ingresso na UPF