Notícias UPF

Marau recebe encontro para formação de agentes de leitura das Jornadas Literárias

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Prefeitura de Marau e Renata Andreolla

O município de Marau recebeu, nesta quinta-feira, 30 de maio, o curso "A leitura multiplicada: a formação do agente de leitura”. A atividade foi realizada na Secretaria de Educação de Marau. O curso tem como objetivo formar multiplicadores de leitura nas escolas da região. Os agentes serão formados nas ações da Jornada e, posteriormente, certificados, em um processo permanente de fortalecimento das ações de leitura. O curso é de 40h e ocorrerá nas modalidades presencial e on-line, com difusão e aplicação de materiais produzidos pela organização das Jornadas Literárias nas demandas dos agentes de leitura. 

O curso abordou conceitos de literatura e de formação de leitores e foi ministrado por uma das coordenadoras das Jornadas Literárias, professora Dra. Fabiane Verardi. Também serão trabalhados os materiais de pré-Jornada e pré-Jornadinha, como o caderno de atividades da Jornadinha e o aplicativo da Jornada (JornadApp). A pré-Jornadinha é o período que antecede a 9ª Jornadinha Nacional de Literatura, em que os alunos participantes têm a oportunidade de ler e discutir, com a mediação dos professores, as obras dos autores convidados, e deverão expor os seus trabalhos nas Estações de Leitura, que ocorrerão nas escolas. 

Além de Marau, o curso de formação, destinado aos professores, ocorre em Passo Fundo, Carazinho, Cruz Alta e Erechim. As inscrições devem ser realizadas no site www.upf.br/agenda.

A 17ª Jornada Nacional de Literatura e a 9ª Jornadinha Nacional de Literatura são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo.