Literatura

Live com Pedro Bandeira marca 40 anos da Jornada Nacional de Literatura

23/08/2021

17:25

Por: Assessoria de Imprensa

Atividade será realizada na próxima quinta-feira, 26 de agosto

No mês em que se comemoram os 40 anos da Jornada Nacional de Literatura, uma atividade especial está programada com um dos maiores autores da literatura infantil e juvenil do Brasil: Pedro Bandeira. Nesta quinta-feira, 26 de agosto, ocorre uma live com o escritor intitulada “Travessias e travessuras pela narrativa infantil e juvenil”. A mediação será feita pelos coordenadores das Jornadas Literárias, professores Dra. Fabiane Verardi e Dr. Miguel Rettenmaier. A atividade também é em alusão aos 20 anos da Jornadinha Nacional de Literatura. A live será às 10h, pelo canal do YouTube da UPF Online
 
Com mais de quatro décadas escrevendo para crianças e adolescentes, Pedro Bandeira, que já foi o autor homenageado da Jornada, tem mais de 100 livros e vendeu 25 milhões de exemplares até 2020, sendo o autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil. Conquistou vários prêmios ao longo da sua trajetória como o troféu APCA da Associação Paulista de Críticos de Arte, o prêmio Jabuti, o prêmio da Câmara Brasileira do Livro, entre outros. É autor da série Os Karas, de O Fantástico Mistério de Feiurinha e de A Marca de uma Lágrima. 
 
Nascido em Santos, São Paulo, em 1942, Pedro Bandeira mudou-se para a capital paulista em 1961. Trabalhou em teatro profissional como ator, diretor e cenógrafo. Foi redator, editor e ator de comerciais de televisão. Como escritor, iniciou sua carreira com as primeiras histórias infantis publicadas em revistas de banca, em 1972. A partir de 1983, dedica-se exclusivamente à escrita. Próximo de completar 80 anos, o escritor está mais ativo do que nunca, inclusive nas redes sociais (@eupedrobandeira). 
 
A formação de leitores é a missão das Jornadas Literárias e essa também é a essência de Pedro Bandeira. “Pedro Bandeira representa mais do que um autor que passou pela Jornada e Jornadinha. Sua arte e personalidade afetiva estão associadas à missão de formar leitores. A trajetória de tantos anos de produção literária para jovens leitores provoca a que tenhamos um encontro com um autor que foi lido por adolescentes que, hoje adultos, veem seus alunos, seus filhos lendo Pedro Bandeira. Formar leitores também é unir gerações pela leitura”, enfatiza o professor Rettenmaier sobre a escolha de Bandeira para esta atividade especial dos 40 anos da Jornada e 20 anos da Jornadinha. 
 
As atividades são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Prefeitura de Passo Fundo com apoio do Programa Nacional de Assistência ao Ensino (PNAE) e Sesc como parceiro cultural. 
 
Jornadinha também terá atividade especial 
Na tarde do dia 26 de agosto, às 14h, ocorre uma outra live: “Jornadinha 20 anos: histórias para contar”, com Cássio Borges do Sesc/RS. Será realizada uma contação de histórias com a Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Passo Fundo. A transmissão será pelo Youtube, também pelo canal da UPF Online