Autores

Alexandre de Castro Gomes

Escritor de literatura infantil e juvenil,, lançou 26 livros desde sua estreia em 2008, é o atual presidente da AEILIJ, entidade pela qual realizou diversos eventos literários. Recebeu o Selo de Distinção Cátedra 10 (Excelência em LIJ) pela Cátedra da UNESCO / PUC-RJ, por “O livro que lê gente”, além de outros prêmios. Teve títulos selecionados para programas de compras de governos e já foi convidado para as maiores feiras de livros do país.

Organizou antologias, manteve uma coluna literária e criou o Blogão.

Obras indicadas na 8° Jornadinha Nacional de Literatura (1º ao 5º ano)

Condomínio dos monstros - Editora RHJ
O porteiro do condomínio dos monstros - Editora RHJ
Em cena: o julgamento do chocolate - Editora RHJ
O livro que lê gente - Cortez Editora


Daniel Kondo

Nasceu no Brasil, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Mas já viveu em Brasília, Bento Gonçalves, Curitiba, São Paulo e Punta del Este. Em São Paulo deu início a uma bela carreira como ilustrador, designer e autor de diversos livros infantis. Venceu o Prêmio João de Barro com o livro ‘PSSSIU!’ (Callis, texto de Silvana Tavano, 2012) e foi três vezes finalista na categoria Ilustração no Jabuti. Em 2010, recebeu menção honrosa na categoria New Horizons com o livro TCHIBUM!, na prestigiada Feira de Bolonha na Itália. Suas obras incluem parcerias com grandes nomes da literatura como José Paulo Paes, Flavio de Souza, Marcelo Duarte, Heloisa Prieto e Augusto Massi, entre outros.

Obras indicadas na 8° Jornadinha Nacional de Literatura (1° ao 5° ano)

Monstros do Cinema - SESI-SP EDITORA
Opostos on the table - Companhia das Letras
Coletivos on the table - Companhia das Letras


Edson Gabriel Garcia

Formado em Letras e Pedagogia, trabalhou em escolas como professor e diretor. Coordenou projetos na Rede Municipal de Educação de São Paulo. Depois de dois cursos de pós-graduação inacabados decidiu continuar estudando por conta própria os assuntos de que mais gosta: linguagens, comunicação, educação e pós-modernização. Escreveu e publicou dezenas de livros infantis, juvenis, didáticos e paradidáticos. Alguns desses livros ganharam asas e edições em outros países.

Obras indicadas na 8° Jornadinha Nacional de Literatura (5° ao 8° ano)

A flor da pele - Cortez Editora
Amoreco - Cortez Editora
Cartas marcadas - Cortez Editora
Quanto vale uma vida - Cortez Editora
História do país dos avessos - Global Editora
O dragão Dragonino no país dos avessos - Global Editora


Eliandro Rocha

Nasceu dia 17/11/1976 em Sapucaia do Sul. Formado em marketing, fundou a Ama Livros, empresa dedicada à formação de leitores através do fomento à leitura. Publicou seu primeiro livro em 2013 e, desde então, dedica-se integralmente a sua paixão, os livros. Em 2016, foi finalista do Prêmio Jabuti e vencedor do Prêmio Sylvia Orthof, com o livro “Roupa de brincar”, um dos maiores prêmios da literatura concedido pela Biblioteca Nacional. Autor de “A ponte” (Ed. Callis), “Amigo Secreto” (Ed. Callis), “Escola de príncipes encantados” (Ed. Callis) e “Roupa de Brincar” (Ed. Pulo do Gato). Eliandro acredita que livro não é presente, livro é futuro.

Obras indicadas na 8° Jornadinha Nacional de Literatura (1° ao 5° ano)

Amigo secreto - Callis Editora
Escola de príncipes encantados - Callis Editora
A ponte - Callis Editora
Roupa de brincar - Editora Pulo do Gato


Felipe Castilho

Nasceu em São Paulo, e sempre quis estar perto de livros, fosse como leitor ou como escritor. Na adolescência, quis trabalhar em livrarias, para poder viver cercado de páginas e ter acesso a elas. Aos 24 anos, já como autor, participou de coletâneas e finalmente lançou-se no mundo dos romances, com o primeiro volume desta série. Os inúmeros elogios que vieram tanto da mídia quanto dos leitores aumentaram mais ainda seu entusiasmo em continuar escrevendo, e é isso o que ele vem fazendo com seus livros e contos (publicados quinzenalmente no site Quotidianos).

Obras indicadas na 8° Jornadinha Nacional de Literatura (8° e 9° ano)

Ouro, Fogo e Megabytes - Editora Gutenberg
Prata, Terra e Lua Cheia - Editora Gutenberg
Ferro, Água e Escuridão - Editora Gutenberg


Heloisa Prieto

Escritora, pesquisadora de mitos e lendas, tradutora, tendo publicado 77 títulos de ficção e fantasia. Sua obra abarca contos de fadas, romances de suspense e mistério, fábulas contemporâneas, lendas urbanas, narrativas medievais, e, principalmente, o entrelaçamento de tempos imaginados. Influenciada pela obra de Edgard Allan Poe, Heloisa cultiva narrativas para serem lidas "de uma sentada só". Detentora de diversos prêmios outorgados por instituições como Câmara Brasileira do livro, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, União Brasileira dos Escritores, Heloisa tem obras adaptadas para o cinema, teatro e televisão. Além de escrever, traduz, organiza coleções e ministra oficinas de criação literária em diferentes espaços.

Obras indicadas na 8° Jornadinha Nacional de Literatura (6° e 7° ano)

Divinas Desventuras - Grupo Companhia das Letras
A fonte do esquecimento - Edelbra Editora
No meio da multidão - Edelbra Editora
O caso do dominó - Edelbra Editora
O jogo dos tesouros - Edelbra Editora


Jean-Claude Alphen

Nasceu no Rio de Janeiro em 1965 e é Franco-brasileiro, filho de mãe brasileira e pai francês. Com um ano de idade, mudou-se com a família para a França, lá foi alfabetizado e morou por onze anos. É formado em Comunicação Social com habilitação em propaganda na ESPM. Atualmente trabalha para diversas editoras do Brasil na área de literatura para a infância e tem 21 livros publicados.

Recebeu o Prêmio literário Glória Pondé como melhor livro infantil e juvenil da Fundação Biblioteca Nacional e também o Prêmio da Revista Crescer dos 30 melhores livros infantis do ano.

Obras indicadas na 8° Jornadinha Nacional de Literatura (1° ao 3° ano)

Escondida - Edições SM
Otávio não é um porco espinho - Edições SM
Adélia - Editora Pulo do Gato


Lúcia Hiratsuka

Escritora e ilustradora. Nasceu no sítio Asahi, interior de São Paulo, onde cresceu rabiscando sonhos e ouvindo histórias contadas pela avó japonesa. Atua há mais de 25 anos na literatura infantil e juvenil. Recebeu importantes prêmios como: 2 Jabutis de ilustração, Melhor Reconto FNLIJ 2008 por Histórias Tecidas em Seda (Cortez), Melhor para criança FNLIJ 2015 por ORIE (Zahar), finalista do Jabuti e fez parte da lista de honra IBBY 2016.

Obras indicadas na 8° Jornadinha Nacional de Literatura (1° ao 5° ano)

Na janela do trem - Cortez Editora
Histórias tecidas em seda - Cortez Editora
Orie - Editora Zahar


Luiz Antonio Aguiar

Carioca, de 1955, casado, mora no Rio de Janeiro. Escritor com mais de 150 títulos publicados, prêmios nacionais (incluindo 2 Jabutis em 1994 e 2013) e no exterior. Mestre em Literatura Brasileira pela PUC-RJ. Palestrante permanente em colégios, eventos literários e em geral. Articulista, ensaísta, adaptador, produtor. Professor de Literatura em cursos de formação de professores pelo convênio SME-SEE-FNLIJ, em cadeiras como Literatura Policial, Literatura de Terror, Introdução à Mitologia Grega (Homero e a criação da narrativa épica) e Literatura Pop.

Obras indicadas na 8° Jornadinha Nacional de Literatura (6° ao 9° ano)

Quem matou o livro policial? – Galera Record
Era uma vez a meia noite (org) – Galera Record


Marcia Leite

Escritora de livros de literatura para crianças e jovens desde 1986, com títulos publicados por diversas editoras, muitos deles premiados.

É Sócia-fundadora e Diretora Editorial da Editora Pulo do Gato, voltada para leitores em formação e formadores de leitores.

Educadora com trinta anos de prática escolar, atua como formadora e consultora nas áreas de leitura e literatura para crianças e jovens.

Obras indicadas na 8° Jornadinha Nacional de Literatura (1° e 2° ano)

Os incomodados que se mudem - Editora Pulo do Gato
Cadê o pintinho? - Editora Pulo do Gato
Poeminhas da terra - Editora Pulo do Gato
Pé-de-bicho - Editora Pulo do Gato


Ondjaki

Nasceu em Luanda, em 1977. Prosador e poeta, também escreve para cinema e teatro. É membro da União dos Escritores Angolanos, membro honorário da Associação de Poetas Húngaros. Está traduzido para francês, espanhol, italiano, alemão, inglês, sérvio, sueco, chinês e swahili. Recebeu os prémios Sagrada Esperança (Angola, 2004); Conto – A.P.E. (Portugal, 2007); Grinzane para “jovem autor africano” (Itália/Etiópia, 2008); FNLIJ (Brasil, 2010, 2013, 2014); JABUTI juvenil (Brasil, 2010); Prémio José Saramago 2013; Prémio Littérature-Monde 2016.

Obras indicadas na 8° Jornadinha Nacional de Literatura (6° ao 9° ano)

A bicicleta que tinha bigodes - Pallas Editora
Os vivos, o morto e o peixe-frito - Pallas Editora
Uma escuridão bonita - Pallas Editora


Pablo Morenno

Graduou-se em Filosofia e Direito. É escritor de literatura para crianças e jovens com dez livros publicados. Escreve para jornais, revistas e páginas da internet. Recebeu o Prêmio Mário Quintana em Crônica/2006 e Poesia/2007. Seu livro Flor de Guernica foi finalista do Prêmio Açorianos de 2010 e recebeu o Prêmio Livro do Ano de 2010 da Associação Gaúcha de Escritores. O mesmo livro, em nova edição, foi selecionado para o Catálogo da Feira do Livro de Bolonha de 2017. Vive em Passo Fundo-RS.

Obra indicada na 8° Jornadinha Nacional de Literatura (6° ao 9° ano)

Flor de Guernica - Besouro Box


Pedro Duarte

É jornalista, mas tem alergia a jornal! É editor-chefe do portal Jovem Nerd e também criador do Bacanudo. Colaborou com as revistas Superinteressante, Vida Simples e os sites Tech Tudo (da globo.com) e youPIX. Descobriu, depois de ler tudo o que aparecia pela frente, que os recursos são tão ilimitados quanto se pode imaginar. Inspirado pela agilidade das tirinhas e pela liberdade da literatura, resolveu contar a divertida história de Tony Moon.

Obra indicada na 8° Jornadinha Nacional de Literatura (4° e 5° ano)

Tony Moon: está tudo fora de controle, cara! – Editora Leya


Renata Tufano

Já traduziu mais de 30 livros de literatura infantil e juvenil e ganhou diversos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Seu primeiro romance, “Quando o Sol Encontra a Lua”, que conta uma história de amor que ultrapassa as barreiras culturais, foi um dos representantes da literatura juvenil brasileira na Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália), em 2014.

Obras indicadas na 8° Jornadinha Nacional de Literatura (6° e 7° ano)

Quando o sol encontra a lua - Editora Moderna
Brigas, bilhetes e beijos - Editora Moderna


Renata Ventura

Trabalhou por três anos com documentário antes de se dedicar à literatura. Lançou “A Arma Escarlate” em 2011 e em 2014 “A Comissão Chapeleira”, eleito o Melhor Livro Nacional pelo Prêmio Juventude Literária. Por abordar temas da realidade brasileira e natureza humana em um ambiente fantástico, seus livros chamam a atenção pelo entretenimento e conteúdo histórico, sociológico e político. Em 2013, Renata criou o projeto Potter em Orfanatos, onde jovens leem e encenam Harry Potter para crianças em casas de acolhimento, estimulando nelas o gosto pela leitura.

Obras indicadas na 8° Jornadinha Nacional de Literatura (8° e 9° ano)

A arma escarlate - Editora Novo Século
A comissão chapeleira - Editora Novo Século


Rosana Rios

Escritora paulistana de Literatura Fantástica, Infantil, Juvenil. Iniciou a carreira em 1986, como roteirista do programa Bambalalão (TV Cultura de SP). Publicou os primeiros textos em 1988 e tem, até o final de 2016, 156 livros publicados. Recebeu o prêmio Cidade de Belo Horizonte (1990), o 1º prêmio na Bienal Nestlé de Literatura (1991), Menção “Altamente Recomendável” e inclusão em acervos da FNLIJ (1994, 1995, 2004, 2005, 2006, 2013, 2016); foi finalista do Prêmio Jabuti em 2008 e 2011. Recebeu em 2005 o prêmio de Melhor Livro de Teatro, e em 2016 o prêmio de Melhor Livro para o Jovem, da FNLIJ. Recebeu o Prêmio Jabuti em 2016, pela obra Iluminuras, também incluída no Catálogo White Ravens da Biblioteca Infantojuvenil de Munique, Alemanha.

Obras indicadas na 8° Jornadinha Nacional de Literatura (6° ao 9° ano)

Iluminuras - Editora Lê
Contos de horror- histórias para (não) ler à noite - Editora DCL
Contos de suspense- histórias para congelar seu sangue - Editora DCL
Contos de fadas sangrentos - Editora DCL
Sangue de lobo - Editora DCL
Olhos de lobo - Editora DCL


Selma Maria

Escritora, artista plástica, arte-educadora, atriz e pesquisadora de brinquedos e brincadeiras brasileiras. Tem vários livros publicados com os temas jogos de palavras e o universo infantil, dentre eles “O Livro do Palavrão” e “Maria José é, José Maria ia”, da Editora do Brasil. Fez a curadoria de várias exposições sobre literatura e a infância, como por exemplo “Meninos Quietos – um olhar sobre os brinquedos do sertão”, “As palavras e o mundo”, “Mundo Livro”, trabalhos que estiveram em vários centros culturais no Brasil, Portugal, Itália e Alemanha.

Obras indicadas na 8° Jornadinha Nacional de Literatura (1° ao 5° ano)

Maria José é, José Maria ia - Editora do Brasil
O livro do palavrão - Editora do Brasil